A experiência da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) com a adoção do nome social nos registros acadêmicos foi apresentada no VII Congresso Internacional de Estudos sobre a Diversidade Sexual e de Gênero, realizado na Universidade Federal do Rio Grande (Furg), em Rio Grande (RS), e encerrado na sexta-feira, 9. O assunto foi abordado numa das mesas-redondas do evento pelo estudante Theo Frederico Luna, do curso de Licenciatura em Educação Física da Udesc.
Theo coordenou a mesa-redonda sobre “a identidade social e política dos homens trans no Brasil – perspectivas históricas e crescente visibilidade”, na quinta-feira, 8. Ele falou sobre a
Resolução 002/2014 do Conselho Universitário (Consuni) da Udesc – que dispõe sobre o uso do nome social – e fez um relato da própria experiência pessoal e do apoio que recebeu da universidade.
Também participara da mesa-redonda os pesquisadores Simone Ávila (Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS), Camilo Braz (Universidade Federal de Goiás – UFG) e Erica Souza (Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG).
Congresso
Além de aluno da graduação em Educação Física do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), Theo é membro do Laboratório de Educação e Sexualidade (LabEduSex), ligado ao Centro de Educação à Distância (Cead) da Udesc e coordenador estadual do Instituto Brasileiro de Transmasculinidades (Ibrat).
O congresso científico foi organizado com propostas de simpósios temáticos, pôsteres e relatos de experiências. As discussões apontaram os diferentes enfoques na articulação do campo da educação com os temas gênero, sexualidade, estudos das diferença e políticas públicas.
Assessoria de Comunicação da Udesc Cefid
Jornalista Carlito Costa
E-mail:
comunicacao.cefid@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8622