Futebol de campo foi uma das 17 modalidades que reuniram acadêmicos - Foto: Theo Frederico
Os
Jogos de Integração dos Acadêmicos da Universidade do Estado de Santa Catarina (Jiudesc) reuniram 1.545 alunos de 11 centros da instituição entre quarta-feira passada, 30, e domingo, 4, em Lages.
"O Jiudesc, que chegou à sua 12ª edição, se consolidou como o maior evento interno de esporte universitário no Brasil", comemora o coordenador de Eventos da Udesc, Juliano Tibola, da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex).
Segundo ele, o balanço dos jogos é "bem positivo". "Tivemos o maior número de acadêmicos na história do evento, com participação expressiva inclusive nas modalidades novas, e eles, além de se integrarem, puderam conhecer a região de Lages", afirma.
As 17 modalidades do Jiudesc 2014 foram realizadas nas instalações do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), mantido pela universidade em Lages, e em outros nove locais da cidade.
"Lages tem uma boa estrutura de esporte, o que colaborou bastante na realização dos jogos", destaca Tibola. A competição não ocorria no município desde 2005, pois segue um sistema de rodízio entre todas as cidades que possuem unidades da Udesc.
A cerimônia de encerramento foi realizada no domingo, com a premiação de todos os campeões. A
lista completa já pode ser conferida.
O evento também preparou os estudantes para o calendário esportivo universitário deste ano, que inclui os Jogos Universitários Catarinenses, os Jogos Universitários Brasileiros e a Copa Unisinos.
Suspeitas de intoxicação alimentar
Sobre as suspeitas de intoxicação alimentar entre participantes do Jiudesc, o coordenador Juliano Tibola explica que houve registros de cerca de 50 alunos e servidores com mal-estar entre as noites de quinta, 1º, e sexta-feira, 2. Todos foram atendidos nas instalações da Udesc Lages e no Pronto Atendimento Municipal Tito Bianchini.
"A Udesc tomou todas as providências necessárias para solucionar o incidente: deu o apoio aos estudantes, fornecendo transporte e medicamentos, entrou em contato com a empresa responsável pelos serviços de alimentação dos jogos, que não é a mesma que atende na cantina do centro, e colaborou com os trabalhos da Vigilância Sanitária", disse.
De acordo com o coordenador, somente o laudo da Vigilância Sanitária, que será concluído nos próximos dias, poderá confirmar se os casos de mal-estar realmente foram provocados por intoxicação alimentar.
"Apesar disso, o incidente foi um fato isolado se considerarmos as dimensões do Jiudesc, que envolveu mais 1,6 mil pessoas. Os jogos transcorreram normalmente e só tivemos duas partidas com W.O. [ausência de um dos dois lados] em função desse incidente", ressalta.
Leia mais:
1/5/2014 - Abertura do Jiudesc 2014 reúne mais de 1,5 mil pessoas em Lages
29/4/2014 - Udesc promove 12ª edição dos jogos de integração dos estudantes entre quarta e domingo em Lages
Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Rodrigo Brüning Schmitt
E-mail: rodrigo.schmitt@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143