Criação de manual ajudará a padronizar procedimentos - Foto: Gustavo Cabral Vaz/Ascom Udesc
Na última quinta-feira, 24, a comissão da
Política de Comunicação da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) voltou a se encontrar em Florianópolis, agora para debater a realização dos eventos da instituição e os procedimentos para redigir e implantar as diretrizes da política.
Além dos jornalistas, dos representantes de comunicação e do consultor externo
Wilson da Costa Bueno, a reunião contou, de manhã, com o coordenador de Eventos da Udesc, Juliano Tibola; os diretores de Extensão da Udesc Faed e da Udesc Ibirama, Fábio Napoleão e Marino Eyerkaufer; e as técnicas Marilise Rossini e Giselle Bion, do Núcleo de Produção Cultural da Udesc Ceart.
Bueno destacou que os eventos da Udesc devem ser tratados estrategicamente. "O evento é um espaço de interação com o público externo. Qualquer ponto que não seja feito com profissionalismo pode criar um problema", afirmou. "Muitas vezes o primeiro contato de uma pessoa com a instituição é por meio de um evento."
O consultor apontou três tipos de envolvimento da universidade: promoção de eventos, apoio a eventos e participação em eventos de terceiros. "Cada evento deve ter um site específico, com as informações necessárias para contato", acrescentou.
Entre as medidas de curto prazo acertadas pelos participantes, estão a indicação de representantes de eventos para os centros que ainda não têm servidores nessa função e a elaboração de um manual para padronizar procedimentos.
De acordo com o secretário de Comunicação da Udesc, Thiago Augusto, a criação de um kit básico para eventos e do Manual de Identidade Visual ajudará nessa padronização.
Sugestões
Os participantes do encontro recomendaram, por exemplo, que o setor de Eventos da Udesc, atualmente ligado à Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex), seja transformado em um órgão suplementar, ficando subordinado diretamente ao Gabinete do Reitor, e que o plano de carreira da instituição passe a permitir a contratação de profissionais da área de Relações Públicas.
Também houve sugestões para preparar um manual de atendimento; criar estruturas para transmissão online e registro de eventos; e indicar na política a necessidade de se ter um espaço físico para eventos em cada centro da universidade.
Sobre a necessidade de capacitar os servidores atuaimente envolvidos com eventos, o coordenador Juliano Tibola antecipou que um curso será oferecido em breve, em parceria com a Coordenação de Capacitação e Potencialização de Pessoas (CCaPP), da Udesc.
Cultura de comunicação
À tarde, a comissão da Política de Comunicação discutiu como coordenará os processos de redação, gestão e aplicação do documento, além das avaliações periódicas, que terão uma reunião ordinária semestral com os integrantes e uma pesquisa anual com os públicos estratégicos da universidade.
"É preciso haver um esforço institucional para criar uma cultura de comunicação na Udesc, com divulgação permanente da política e de suas ações", reforçou o consultor Wilson Bueno.
"A comissão também deve estar atenta à capacitação dos profissionais, à reformulação dos veículos de comunicação existentes e ao monitoramento das informações relativas à universidade nas diversas mídias tradicionais e sociais", disse.
Os membros do grupo decidiram acrescentar à minuta, que já está em fase de redação, capítulos específicos sobre preservação da memória da Udesc e publicidade.
Participação
A comunidade acadêmica pode ajudar a criar a Política de Comunicação com o envio de críticas e sugestões por:
Mais informações estão disponíveis no
site oficial dos trabalhos.
Leia mais:
14/4/2014 - Rádio Udesc FM e marca da universidade são discutidas em reunião da Política de Comunicação
Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Rodrigo Brüning Schmitt
E-mail: rodrigo.schmitt@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143