Participantes destacaram importância da rádio para instituição - Fotos: Gustavo Vaz/Ascom Udesc
Na última quinta-feira, 10, a comissão da
Política de Comunicação da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) se encontrou novamente em Florianópolis, desta vez para conversar sobre a Rádio Udesc FM e a marca da instituição.
Além dos jornalistas, dos representantes de comunicação e do consultor externo
Wilson da Costa Bueno, a reunião contou com integrantes da
Rádio Udesc FM na parte da manhã e com a equipe do Laboratório de Design (LabDesign), do Centro de Artes (Ceart), à tarde.
No debate sobre a rádio, os participantes falaram sobre assuntos como estrutura, investimentos em recursos humanos, programação e divulgação de notícias e campanhas.
"Ao colocar a Rádio Udesc como ferramenta estratégica na Política de Comunicação, criaremos um compromisso que precisa de estrutura adequada para ter ações permanentes", frisou Wilson Bueno.
A comissão recebeu diversas sugestões sobre o tema, entre as quais o estabelecimento do conselho de ouvintes; a elaboração de manuais para padronizar critérios de qualidade; a necessidade de reforçar o perfil de rádio educativa; e a promoção de festivais de música.
Gestão de marca
À tarde, a comissão assistiu a uma apresentação do consultor externo sobre os fatores que envolvem a gestão da marca de uma instituição. "Ter uma marca de prestígio deixa a universidade menos vulnerável a crises", falou Bueno.
Para o consultor, o monitoramento sobre o uso adequado da marca precisa ser constante e recomendou que essa responsabilidade na Udesc fique a cargo da Secretaria de Comunicação (Secom).
"Temos inúmeros casos de outras entidades em que as marcas são emprestadas para divulgações que conflitam com os valores das instituições", apontou.
"A marca Udesc deve estar sempre presente e de forma destacada em peças, publicações ou demais formas de aplicação, ainda que compartilhe espaço com outras marcas específicas. Ela é a marca-mãe, tem que ser preservada", destacou Bueno.
Na sequência, a equipe do LabDesign, que é composta por alunos de graduação da Udesc Ceart e coordenada pelo professor
Murilo Scóz, mostrou os dados das dinâmicas feitas com os profissionais de comunicação e gestores da universidade, além de pesquisas com acadêmicos e servidores.
Os bolsistas do laboratório compilaram os levantamentos, que resultaram nos valores que definem o perfil da Udesc e serviram de base para novas alternativas da identidade visual da instituição.
"É preciso esclarecer e fortalecer bem a marca Udesc dentro do contexto descentralizado da universidade e harmonizar as marcas dos centros a ela", comentou o professor Scóz.
A comissão da Política de Comunicação voltará a se reunir em 24 de abril, quando serão debatidas a divulgação de eventos e a criação de plano de comunicação e de manuais.
Participação
A comunidade acadêmica pode ajudar a criar a Política de Comunicação com o envio de críticas e sugestões por:
Mais informações estão disponíveis no
site oficial dos trabalhos.
Leia mais:
2/4/2014 - Reunião da Política de Comunicação da Udesc analisa ações para melhorar divulgação científica
10/2/2014 - Pesquisa avalia perfil de servidores da Udesc para desenvolver projeto de identidade da instituição
23/10/2013 - Udesc faz pesquisa para avaliar perfil dos alunos e desenvolver projeto de identidade da instituição
Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Rodrigo Brüning Schmitt
E-mail: rodrigo.schmitt@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143