Para consultor (em pé), divulgar pesquisas democratiza
acesso ao conhecimento - Foto: Rodrigo Brüning Schmitt
A comissão da
Política de Comunicação da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) voltou a se reunir na semana passada, em Florianópolis, para analisar os trabalhos atuais de divulgação científica da instituição e maneiras de melhorá-la.
Além dos jornalistas e dos representantes de comunicação, o encontro teve a participação do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Alexandre Reis, do coordenador de Pesquisa, Milton Cinelli, e de diretores de Pesquisa e Pós-Graduação dos centros.
O consultor contratado pela Udesc para orientar o desenvolvimento da política, professor
Wilson da Costa Bueno, defendeu a necessidade de a instituição divulgar suas pesquisas e, para isso, os profissionais de comunicação precisam receber informações regularmente.
"O portal da universidade, os boletins, as páginas e os perfis nas redes sociais, a Rádio Udesc e outros veículos devem obrigatoriamente trazer informações sobre as pesquisas, destacando a relevância dos resultados e o seu impacto", afirmou.
Para Bueno, essa prestação de contas é essencial. "A divulgação científica cumpre a função social da democratização do conhecimento e agrega valor à imagem da Udesc", ressaltou.
O consultor fez várias sugestões, entre as quais a elaboração de um calendário de eventos científicos promovidos ou patrocinados pela Udesc, a publicação de coleção de obras didáticas e a capacitação dos jornalistas de veículos locais e estaduais.
Os participantes também recomendaram ações, como a apresentação de conceitos básicos para população em geral e a criação de canal e revista na internet.
"Falta uma cultura de distribuição de informação, é necessário conectar os servidores envolvidos nas questões referentes à divulgação científica", comentou o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação.
De acordo com o secretário de Comunicação da Udesc, Thiago Augusto, as primeiras ações para melhorar essa divulgação será a elaboração do cadastro dos grupos de pesquisa e do catálogo de fontes, que apresentará o quadro completo dos especialistas da universidade.
Outros assuntos
Os membros da comissão da política realizaram mais atividades no encontro, como a análise de resultados e sugestões da
pesquisa sobre a comunicação da Udesc, que teve 1.113 respostas.
O relacionamento com a mídia também foi discutido, assim como a necessidade de aumentar os investimentos em comunicação, como, por exemplo, na contratação de serviço de clipagem de notícias sobre a instituição.
"A Udesc deve monitorar a sua presença e a sua imagem na mídia. A clipagem é fundamental para acompanhar os resultados da divulgação feita", recomendou o consultor Wilson Bueno.
A comissão tratou ainda das mídias sociais, que precisam submetidas ao controle de profissionais e a um planejamento adequado, que contenha código de conduta e normas de qualidade, como nome e identidade visual padronizados.
O grupo voltará a se reunir na próxima quinta-feira, 10, quando serão discutidos os seguintes assuntos: Rádio Udesc FM, gerenciamento de crises e marcas da universidade.
Participação
A comunidade acadêmica pode ajudar a criar a Política de Comunicação com o envio de críticas e sugestões por:
Mais informações estão disponíveis no
site oficial dos trabalhos.
Leia mais:
17/3/2014 - Encontro da comissão da Política de Comunicação da Udesc discute interação com públicos internos
Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Rodrigo Brüning Schmitt
E-mail: rodrigo.schmitt@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143