Representantes da Udesc acompanharam lançamento na terça - Foto: Neiva Daltrozo/Secom SC
Nesta semana, o Governo do Estado lançou o Programa Catarinense de Inovação (PCI), que se baseia em capacitação, atração de investimentos para setores estratégicos e criação de centros de inovação para gerar produtos e serviços de alto valor agregado e contribuir no desenvolvimento ambiental, econômico e social de Santa Catarina.
Coordenado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), o PCI envolve a
Rede Catarinense de Inovação, que foi lançada em abril de 2013 e conta com a participação de várias instituições, entre elas a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).
A rede atua na criação e na gestão dos centros de inovação que estão sendo ou serão construídos nos parques tecnológicos de 11 municípios: Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, São Bento do Sul e Tubarão.
"A Udesc estará presente principalmente nas cidades onde possui unidades de ensino", destaca a coordenadora de Projetos e Inovação da instituição, Carla Magagnin Roczanski.
Os centros de inovação trabalharão conjuntamente, com participação de governos locais e estadual, universidades, empreendedores e sociedade civil.
"Haverá pesquisas em diversos segmentos de interesse ao Estado", conta Carla, que acompanhou o lançamento do PCI com o reitor da Udesc, Antonio Heronaldo de Sousa.
A cerimônia também foi prestigiada pelo professor Sebastião Iberes Lopes Melo, que foi reitor da universidade de 2008 a 2012 e é o atual diretor de Pesquisa Científica, Tecnologia e Inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).
Estruturas e objetivos
Os centros abrigarão incubadoras de tecnologia, laboratórios de pesquisa, treinamentos, educação profissionalizante e outras iniciativas de inovação e tecnologia.
As estruturas serão usadas para atrair empresas maiores e mais consolidadas em busca das soluções criativas que serão geradas.
Com isso, as cidades-sede desses centros conseguirão ampliar sua influência econômica para se tornarem referências de inovação nacionais e até internacionais.
Leia mais:
3/4/2013 - Udesc estará presente na Rede Catarinense de Inovação
Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Rodrigo Brüning Schmitt
E-mail: rodrigo.schmitt@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143