Associação dos Artesãos de Ibirama atualmente está em sala alugada pela prefeitura - Foto: Div.
Até o fim de março, começará a ser construída a Casa do Artesanato de Ibirama, com verbas de R$ 300 mil obtidas por meio do projeto de extensão Captação de Recursos, que é realizado pelo Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), sob coordenação da professora Valkyrie Vieira Fabre.
O valor já foi liberado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e o contrato para a execução da obra foi assinado pelo governador do Estado, Raimundo Colombo, em solenidade em dezembro de 2013.
A obra, de 300 metros quadrados, será construída em estilo enxaimel no terreno onde está localizado o centro de eventos da cidade e deverá ficar pronta em setembro deste ano.
Economia verde e solidária
O projeto apresentado pela professora Valkyrie integra o programa Economia Verde e Solidária do governo estadual, que busca fomentar empreendimentos produtivos coletivos que visem a geração e manutenção de trabalho e renda em Santa Catarina com investimento de R$ 50 milhões.
A elaboração do projeto de captação de recursos pela universidade atendeu pedido da presidente da
Associação dos Artesãos de Ibirama, Marileusa Schreiber. Segundo Valkyrie, a Casa do Artesanto, além de manter em único local o estoque de produtos artesanais, fortalecerá o comércio local e consolidar o artesanato da cidade como típico da região.
A Associação dos Artesãos de Ibirama, que é uma entidade sem fins lucrativos fundada nos anos 1990, atualmente tem 35 membros e funciona em uma sala alugada pela prefeitura, fazendo produtos à base de palha de milho, como lanternas originárias da cultura alemã.
Leia mais:
16/12/2013 - Governo do Estado assina convênio com associação apoiada pela Udesc Ibirama
Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Valmor Pizzetti
E-mail: valmor.pizzetti@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143