Solenidade ocorreu em centro de eventos de Chapecó - Fotos: Rodrigo B. Schmitt/Ascom Udesc
Na noite desta segunda-feira, 10, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) realizou uma solenidade em Chapecó para comemorar os dez anos de existência do
Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), que já formou mais de 800 alunos.
O evento ocorreu no Centro de Eventos Plínio Arlindo de Nês e contou com a presença de cerca de 150 pessoas, entre as quais dirigentes da Udesc, professores, técnicos, estudantes e autoridades municipais, estaduais e federais.
"A Udesc Oeste foi fundada em 1º de março de 2004 e sempre vem tendo números crescentes desde então: passamos de sete para 52 professores efetivos; de 14 para 55 professores colaboradores; de dois para 22 técnicos; e de 119 para 798 alunos", ressaltou a diretora-geral do centro, Renata Mendonça Rodrigues.
Na apresentação sobre a trajetória da Udesc Oeste, Renata exibiu informações e imagens sobre os esforços realizados por representantes acadêmicos e políticos para a implantação dos quatro cursos de graduação: Enfermagem e Zootecnia, em Chapecó; Engenharia de Alimentos, em Pinhalzinho; e Tecnologia em Produção Moveleira, em Palmitos.
Contribuição para o desenvolvimento da região
O vice-reitor da Udesc, Marcus Tomasi, enfatizou que a instituição catarinense, criada em 1965 para alavancar o desenvolvimento do Estado, tem cumprido o seu papel de "forma ímpar".
"A universidade sempre formou profissionais muito bons: engenheiros, médicos veterinários, pedagogos, administradores, educadores físicos etc. E agora seguimos com essa missão no Oeste, uma região que tem se desenvolvido bastante nos últimos anos", disse.
O professor Anselmo Moraes, que foi reitor durante os primeiros anos da Udesc Oeste (2004 a 2008), apontou a implantação do centro na região como um momento marcante na história da universidade.
"Antes disso, só estávamos presentes em Florianópolis, Joinville e Lages. O CEO foi precursor da abertura de unidades por todo o Estado. Nesses últimos dez anos, conseguimos mudar o perfil da Udesc", afirmou.
O pró-reitor de Ensino, Luciano Hack, que foi diretor de Ensino do centro de 2004 a 2010 e diretor-geral de 2010 a 2012, destacou que a Udesc foi a primeira instituição pública de ensino superior a ser instalada na região.
"Mesmo conhecendo hoje todos os desafios e lutas que tivemos para criar o primeiro centro da Udesc depois de 30 anos e longe da sede, faríamos tudo de novo, porque o povo trabalhador do Oeste merece que os seus filhos tenham acesso ao ensino superior público, que é gratuito e de qualidade", declarou.
"O CEO ainda tem muito o que crescer e se fortalecer, mas já apresenta muitos resultados bons, como, por exemplo, o curso de Zootecnia, que é considerado o melhor do País na área", acrescentou Hack.
Para o zootecnista Mateus Pies Gionbelli, que integrou a primeira turma do curso e foi o primeiro colocado no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2008, a parceria entre a Udesc e a Região Oeste deu certo.
"Se não fosse pela Udesc, muitos colegas meus teriam parado no ensino médio", comentou. "Depois de nos formarmos, tivemos oportunidades em boas empresas e em mestrados e doutorados qualificados. É difícil imaginar que teríamos isso sem a universidade."
Próximas metas
Além de consolidar a oferta de cursos de graduação e melhorar as estruturas físicas das unidades de Chapecó, Palmitos e Pinhalzinho, a Udesc Oeste pretende aumentar os investimentos em pesquisa e pós-graduação.
Atualmente, já são oferecidos cursos de especialização nas áreas da Saúde e de Ciência e Tecnologia de Alimentos, além do doutorado interinstitucional em Enfermagem, promovido em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
O primeiro mestrado do centro, em Zootecnia, foi aprovado pelo Conselho Universitário (Consuni) no ano passado e aguarda avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC).
"É preciso haver ainda mais mobilização política para obtermos novos frutos nos próximos dez anos", disse a chefe do Departamento de Zootecnia, Maria Luisa Appendino Nunes.
Nos seus discursos, o deputado federal Pedro Uczai, os deputados estaduais Luciane Carminatti e Reno Caramori, o secretário regional de Chapecó, Américo do Nascimento Júnior, e o vice-prefeito, Luciano Buligon, colocaram-se à disposição para ajudar a Udesc Oeste nos novos desafios.
Homenagens
A solenidade foi encerrada com uma série de homenagens a professores e técnicos da Udesc ajudaram na implantação do campus no Oeste:
-
Raimundo Zumblick, reitor de 1998 a 2002, início das tratativas para criar o centro;
-
José Carlos Cechinel, reitor de 2002 a 2004;
-
Anselmo Moraes, reitor de 2004 a 2008;
-
Sebastião Lopes Melo, reitor de 2008 a 2012;
-
Antonio Heronaldo de Sousa, atual reitor;
-
Antonio Valdimir Leopoldino da Silva, diretor-geral de 2004 a 2010;
-
Luciano Hack, diretor de Ensino de 2004 a 2010 e diretor-geral de 2010 a 2012;
-
Rosemario Barichelo, diretor de Pesquisa e Extensão de 2004 a 2006;
-
Soeli Francisca Monte Blanco, coordenadora de Engenharia de Alimentos de 2004 a 2007;
-
Bernadette Kreutz Erdtmann, coordenadora de Enfermagem de 2004 a 2008;
-
Maria Luisa Appendino Nunes, coordenadora de Zootecnia de 2004 a 2006;
-
Ivania Aparecida Morche de Jesus, coordenadora das bibliotecas do centro de 2004 a 2013.
Leia mais:
10/3/2014 - Udesc Oeste completa dez anos e promove ato nesta segunda para realizar homenagens
27/2/2014 - Sessões do planetário digital móvel da Udesc Oeste começarão em maio, em 23 municípios de SC
26/2/2014 - Udesc recebe área de 35 mil m² e inaugura novas instalações no Oeste Catarinense
13/2/2014 - Udesc Oeste capacita servidores do setor de enfermagem do Hospital Regional de Chapecó
18/11/2013 - Professores da Udesc Oeste lançam livro sobre novas perspectivas na produção de alimentos
5/11/2013 - Projeto da Udesc Oeste melhora qualidade da água consumida na zona rural de Pinhalzinho
4/10/2013 - Udesc Oeste ganha prêmio do Impar 2013 como principal marca de pós-graduação da região
16/8/2013 - Curso de Doutorado Interinstitucional em Enfermagem inicia aulas na Udesc Oeste
25/7/2013 - Projeto de extensão da Udesc Oeste capacitou 23 cuidadores de idosos em julho
18/4/2013 - Conselho Universitário aprova criação do Mestrado em Zootecnia e do programa de pós em Moda
Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Rodrigo Brüning Schmitt
E-mail: rodrigo.schmitt@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143