Rondonistas dançaram na cerimônia de encerramento
Fotos: Rodrigo Brüning Schmitt/Ascom Udesc
O
Núcleo Extensionista Rondon (NER), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), finalizou a Operação Vanderlei Alves no último fim de semana, após 964 oficinas que foram promovidas entre 12 e 22 de fevereiro, em oito cidades catarinenses do Planalto Norte e quatro paranaenses, e atenderam 29.496 pessoas, principalmente crianças, adolescentes e idosos.
Nas atividades, os participantes trataram de temas como direito da família, drogas, sexualidade e meio ambiente, além de promoverem momentos de recreação.
A realização das oficinas coube a 220 rondonistas, entre os quais alunos, técnicos e professores da Udesc e de seis universidades e institutos de ensino superior de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Distrito Federal.
Divididos em equipes, os extensionistas passaram pelos seguintes municípios: Campo Alegre, Canoinhas, Irineópolis, Mafra, Papanduva, Rio Negrinho, São Bento do Sul e Três Barras, em SC; e Agudos do Sul, Campo do Tenente, Piên e Rio Negro, no PR.
A Operação Vanderlei Alves foi a sexta a ser feita pelo NER desde 2010. No total, as atividades do núcleo já envolveram mil extensionistas e atenderam quase 90 mil pessoas em 50 cidades de SC, seis do PR e uma da Argentina.
A próxima operação será de 16 a 26 de julho, no Extremo-Oeste do Estado. A organização dessa ação começará em março.
Encerramento
A solenidade de encerramento ocorreu no sábado, 22, no Clube Rio Negrense, em Rio Negro, município que faz divisa com Mafra. Com público de 300 pessoas, o evento teve um balanço das atividades, agradecimentos, apresentações, homenagens e entregas de certificados.
"Vocês são a nata dos estudantes de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul", destacou o coordenador de Extensão da Udesc e do NER, Alfredo Balduíno Santos.
"Quando começamos a operação, todos vocês se tornaram educadores. A Udesc se coloca como uma universidade de excelência com compromisso social. E esse compromisso são vocês que estão trazendo", afirmou.
O pró-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade, Mayco Nunes, agradeceu aos rondonistas, às universidades parceiras e às prefeituras.
"Um pouco da gente fica com todos os públicos atendidos e um pouco deles vai com a gente. É uma experiência digna de ser comemorada", declarou.
Autoridades
Para o vice-prefeito de Rio Negro, James Valério, os rondonistas formam "uma realidade de acalento e sucesso". "Que possam fazer de suas carreiras um progresso para os seus municípios", enfatizou.
Já o prefeito de Mafra, Roberto Agenor Scholze, disse que deposita uma grande expectativa no futuro dos alunos. "Tenho certeza de que, assim como vocês estão levando marcas, também estão deixando, sobretudo para as crianças."
O reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Carlos Sant'Ana Vargas, apontou para os frutos que as parcerias da Operação Vanderlei Alves deixarão na região.
"Eu não tinha uma dimensão exata do que estou vendo hoje. Saio daqui com uma visão renovada do que é o Projeto Rondon", ressaltou.
Leia mais:
19/2/2014 - Operação do Núcleo Rondon da Udesc no Planalto Norte será encerrada no sábado
13/2/2014 - Núcleo Rondon da Udesc inicia atividades da Operação Vanderlei Alves no Planalto Norte
25/11/2013 - Núcleo Rondon da Udesc acerta detalhes de operação no Planalto Norte do Estado
Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Rodrigo Brüning Schmitt
E-mail: rodrigo.schmitt@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143