Cerca de 60 pessoas acompanharam evento em Florianópolis - Fotos: Gustavo Vaz/Ascom Udesc
Na tarde desta quinta-feira, 20, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) lançou o processo de criação da Política de Comunicação em evento realizado no Auditório do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), em Florianópolis.
O lançamento teve a presença de cerca de 60 integrantes da comunidade universitária, entre os quais o reitor da instituição, Antonio Heronaldo de Sousa, pró-reitores, diretores de centros, professores, técnicos e acadêmicos.
O secretário de Comunicação da Udesc, Thiago Augusto, deu as boas-vindas ao público e apresentou o
site oficial da política, que traz todas as informações necessárias sobre o processo e mostra como os
interessados podem colaborar.
"A política será o principal instrumento para aprimorarmos a comunicação. A criação dela é um marco histórico, pois são poucas instituições públicas no País que já tem um documento nessa área", afirmou, reforçando que a elaboração precisa ser feita coletivamente.
Para o reitor da Udesc, o desenvolvimento de uma cultura de comunicação na universidade por meio da política "será um processo que trabalharemos até o fim da gestão para que fique bem enraizado e renda frutos a médio e longo prazo".
Sousa ressaltou que a comunicação vem sendo uma demanda constante da comunidade universitária nos últimos anos. "A partir do momento em que a Reitoria passou a investir em recursos humanos, começamos a ter resultados importantes graças ao envolvimento dos profissionais dessa área", declarou.
Apresentação
O público também conheceu a
marca oficial da Política de Comunicação, feita pelo Laboratório de Design da Udesc (LabDesign), e assistiu a uma apresentação do consultor
Wilson da Costa Bueno, que é doutor em Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP), professor na Universidade Metodista de São Paulo (Umesp) e referência nacional em Comunicação Organizacional.
O consultor explicou conceitos e pressupostos de uma política, como a percepção da necessidade de implementá-la, a existência de uma estrutura profissionalizada e os vínculos da comunicação com gestão e cultura organizacional.
"Não podemos ignorar, na criação do documento, os processos de relação entre as pessoas. A comunicação não é só feita pela área específica, cada um de vocês é responsável pela imagem de credibilidade que a Udesc tem diante dos públicos estratégicos", disse o consultor.
"É fundamental que os públicos internos estejam comprometidos", enfatizou.
Bueno também falou de metodologias e conceitos dos públicos estratégicos, mostrando a lista preliminar feita pela
Comissão Permanente da Política de Comunicação (CPPC), formada por jornalistas da universidade e representantes dos centros.
Essa comissão realizará mais
seis encontros entre março e maio, com a presença do consultor e de membros da Udesc convidados, antes de concluir a minuta da política, que será submetida aos conselhos da instituição.
Colaboração
A comunidade da Udesc pode ajudar a criar a Política de Comunicação das seguintes maneiras:
Mais informações podem ser obtidas no
site oficial dos trabalhos.
Leia mais:
18/2/2014 - Udesc lança processo de criação da Política de Comunicação nesta quinta
Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Rodrigo Brüning Schmitt
E-mail: rodrigo.schmitt@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143