Reitor enfatizou oportunidade de trocar experiências no
evento - Fotos: Valmor Pizzetti/Ascom Udesc
Na segunda-feira, 17, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) iniciou a 1ª Semana de Educação Continuada, com palestras no Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), em Florianópolis.
O evento, voltado para o aperfeiçoamento de 180 professores da instituição, tem organização da Pró-Reitoria de Ensino (Proen) e apoio do Centro de Educação a Distância (Cead).
Para o reitor da Udesc, Antonio Heronaldo de Sousa, o objetivo da semana não é "ensinar alguém a ensinar os outros" e nem questionar a capacidade dos docentes nas habilidades didático-pedagógicas. "A semana é uma rica oportunidade para trocar experiências e para melhorar nossa integração."
O reitor também afirmou que não basta ser inteligente ou profundo conhecedor de algum assunto para ser professor. "É preciso também ter o caráter apropriado, na perspectiva de transferir ou provocar seus alunos a obter mais saber."
A abertura contou com as presenças dos pró-reitores de Ensino, Luciano Hack, de Administração, Vinicius Perucci, e de Extensão, Cultura e Comunidade, Mayco Nunes, além do diretor-geral da Udesc Faed, Emerson Cesar de Campos, diretores de centros e professores.
Palestras
A primeira palestra do dia foi feita pelo professor Júlio Emílio Diniz Pereira, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que falou sobre a universidade no século 21 e os desafios da docência no ensino superior.
Para Pereira, um das principais missões é construir uma verdadeira articulação entre ensino, pesquisa e extensão, trazendo sempre a extensão para o centro das atividades da instituição. "Hoje se valoriza demais a pesquisa em detrimento de outras atividades", apontou.
O professor, que é autor de livros sobre formação de professores, pesquisa, representações e poder, também disse que conceber a extensão não é somente levar conhecimento à sociedade e sim construí-lo "com a participação dessa sociedade".
Na segunda apresentação, o docente Fábio Malini, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) abordou o potencial das mídias na mediação pedagógica e a pedagogia do conhecimento diante de grandes volumes de dados, com destaque no potencial das redes da internet para o ensino.
"Uma rede é algo vivo. São mentes que estão conectadas, produzem opiniões e constituem grupos", salientou Malini, que mostrou os tipos de rede existentes e os valores que definem uma rede, como a ação direta, na qual não há intermediários na interação.
"Isso norteia muito as novas mídias e coloca em questão o papel do professor, pois não há pontos que centralizam as relações de conhecimento", explicou.
Outro critério importante para uma rede é a experimentação, característica comum à cultura universitária.
"Os jovens estão mais abertos ao erro e querem esses processos de experimentação, mas os currículos não abrem espaço para isso às vezes", comentou o professor.
Programação
Entre terça, 18, e sexta-feira, 21, a Udesc realizará o minicurso "Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação para a docência presencial e a distância".
A universidade também iniciou, nesta terça, um curso virtual sobre o uso pedagógico de ferramentas, recursos e materiais didáticos no ensino presencial e a distância durante duas semanas, com carga de 26 horas.
Mais informações podem ser obtidas na Proen, com a professora Soeli Francisca Monte Blanco, pelo e-mail
soeli.francisca@udesc.br e pelo telefone (48) 3321-8014, e com a técnica Elvira Maria Fernandes, pelo e-mail
elvira@udesc.br e pelo telefone (48) 3321-8015.
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