Mais de cem alunos da universidade catarinense estão
na região - Fotos: Rodrigo B. Schmitt/Ascom Udesc
A região do Planalto Norte começou a receber nesta quarta-feira, 12, as atividades da Operação Vanderlei Alves, do
Núcleo Extensionista Rondon (NER), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), com apoio de 150 acadêmicos da instituição e de universidades parceiras.
As ações sociais serão realizadas até 22 de fevereiro em Mafra e outros oito municípios catarinenses: Campo Alegre, Canoinhas, Irineópolis, Monte Castelo, Papanduva, Rio Negrinho, São Bento do Sul e Três Barras.
A operação também ocorrerá no Paraná, em Agudos do Sul, Campo do Tenente, Piên e Rio Negro, local de encerramento. Os trabalhos gerais são organizados pelo coordenador de Extensão da Udesc e do NER, Alfredo Balduíno Santos.
Essa operação é a sexta feita pelo núcleo no Estado. As anteriores foram Contestado (2010), Fronteira (2011), Caminho dos Tropeiros (2011), Serra & Mar (2012) e Integração (2013).
No total, registram 780 extensionistas envolvidos e quase 60 mil pessoas atendidas em 41 municípios de Santa Catarina, dois do Paraná e um da Argentina.
Cerimônia de abertura
A abertura oficial da operação ocorreu na noite desta quarta-feira, em cerimônia no Salão da Igreja Nossa Senhora Aparecida de Mafra, cidade a 280 quilômetros de distância da Capital, e foi prestigiada por um público de 250 pessoas.
As autoridades da Udesc deram as boas-vindas a todos, além de ressaltarem a importância das atividades da universidade no Planalto Norte.
"Para nós, que somos uma universidade mantida pelo povo catarinense, essas operações e suas ações sociais são de suma importância", disse o reitor Antonio Heronaldo de Sousa.
O reitor também destacou as trocas de aprendizados que acontecem entre extensionistas e sociedade durante as atividades do NER. "Não existem quem aprende menos e quem aprende mais, mas sim saberes diferentes", apontou Sousa.
Para o pró-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade da Udesc, Mayco Nunes, a Operação Vanderlei Alves representa uma consequência da proximidade que a universidade tem buscado junto à população.
"A interação dos alunos com a sociedade fica marcada para a vida inteira. No dia final dessa operação, vocês, extensionistas, serão pessoas muito melhores do que são hoje", afirmou.
Autoridades e universidades parceiras
Acompanhado de secretários municipais, o prefeito de Mafra, Roberto Agenor Scholze, salientou a importância das ações do Núcleo Rondon da Udesc para o Planalto Norte. "Nas últimas cinco reuniões com o meu secretariado, o tema dominante foi a Operação Vanderlei Alves", declarou.
Também estiveram presentes o suplente de deputado estadual Sandro Silva e representantes de órgãos estaduais e dos demais municípios envolvidos na operação, assim como servidores da Udesc e das universidades parceiras.
Nessa lista, estão Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG); universidades federais da Fronteira Sul (UFFS), de Santa Catarina (UFSC) e de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSP); Fazer Projetos Sociais, do Distrito Federal; e Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).
Homenagens e apresentações artísticas
Para agradecer a ação da Udesc, o prefeito Roberto Scholze entregou uma bandeira de Mafra ao reitor Antonio Heronaldo de Sousa, que retribuiu o presente com um colete oficial da operação.
Além disso, a universidade prestou uma homenagem à família do servidor José Vanderlei Alves, motorista da Udesc Planalto Norte que faleceu em 22 de junho de 2012, aos 46 anos, em acidente de trânsito ocorrido quando estava a caminho de casa.
A cerimônia de abertura foi encerrada com duas apresentações artísticas, de danças típicas da Ucrânia e de um quinteto de metais.
Leia mais:
11/2/2014 - Abertura da operação do Núcleo Rondon da Udesc no Planalto Norte ocorre nesta quarta
Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Rodrigo Brüning Schmitt
E-mail: rodrigo.schmitt@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143