Única população fixa da espécie fica na Baía
da Babitonga, no Norte de SC - Arte: Divulg.
A Praia do Mar Grosso, em Laguna, receberá a caravana do
Projeto Toninhas entre 7 e 10 de janeiro, das 9h às 19h, com o apoio do curso de Engenharia de Pesca do
Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).
A mostra é gratuita e terá moldes, fotos e banners sobre a toninha, pequena espécie de golfinho que está ameaçada de extinção, além de distribuição de materiais de divulgação.
De acordo com estimativas do Projeto Toninhas, mais de dois mil indivíduos desse tipo de golfinho morrem todos os anos na costa brasileira em razão de capturas acidentais com redes de emalhar.
O projeto é da Universidade da Região de Joinville (Univille) e tem participação da Udesc Laguna no monitoramento do trecho sul do Litoral de SC.
Sobre a toninha
A toninha (
Pontoporia blainvillei) vive nas águas costeiras e, por ser bem discreta, não costuma se aproximar de barcos. Ela é o mamífero marinho mais ameaçado do lado ocidental do Atlântico Sul e a única espécie brasileira de golfinho que corre risco de extinção.
As causas disso são a alta mortalidade provocada por atividades humanas e o lento ciclo reprodutivo, de 11 a 12 meses, que resulta em um filhote a cada um ou dois anos.
A Baía da Babitonga, que está localizada no Norte de SC e tem o maior manguezal do Estado, é a única no mundo que abriga uma população residente de toninhas, com cerca de 50 espécimes.
Leia mais:
26/11/2013 - Udesc Laguna registra mortes de três espécimes de golfinho ameaçado de extinção
Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Rodrigo Brüning Schmitt
E-mail: rodrigo.schmitt@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143