Professora Valkyrie segura certificado - Foto: Divulgação
Na última quarta-feira, 11, o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, entregou certificados de convênio para 43 empreendimentos produtivos coletivos que foram selecionados pelo programa Economia Verde e Solidária e receberão R$ 300 mil cada.
Entre eles, está a Casa do Artesanato de Ibirama, que teve apoio do
Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).
O projeto da Associação dos Artesãos de Ibirama foi elaborado pela professora Valkyrie Vieira Fabre, que coordena o projeto de extensão Captação de Recursos. "A construção será erguida em terreno doado pela prefeitura, junto ao Parque Municipal e Centro de Eventos Manoel Marchetti", conta Valkyrie.
Além da obra, que será em estilo enxaimel, os recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) possibilitarão a aquisição de equipamentos e materiais necessários para a comercialização de produtos artesanais típicos da região.
A Associação dos Artesãos de Ibirama, que é uma entidade sem fins lucrativos fundada nos anos 1990, atualmente tem 35 membros e funciona em uma sala alugada pela prefeitura, fazendo produtos à base de palha de milho.
Sobre o programa
O Economia Verde e Solidária analisou 148 propostas, que passaram por várias etapas, como habilitações jurídicas e técnicas, além de visitas.
O BNDES e a Fapesc repassarão R$ 10 milhões para a execução dos projetos selecionados, enquanto o Governo do Estado aplicará o mesmo valor em capacitação, consultorias e diagnósticos setoriais, por meio de parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Leia mais:
6/9/2013 - Projeto de extensão da Udesc capta recursos para a construção da Casa de Artesanato de Ibirama
Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Rodrigo Brüning Schmitt
E-mail: rodrigo.schmitt@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143