O curso de Engenharia de Alimentos do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), desenvolve um projeto de extensão que visa melhorar a qualidade de água consumida na zona rural de Pinhalzinho. A atividade tem apoio da prefeitura e será ampliada em 2014 para mais seis municípios do Oeste.
O projeto, denominado "Melhoria da qualidade de água na zona rural de Pinhalzinho", é coordenado pelo professor Gilmar de Almeida Gomes e conta com apoio das alunas de Engenharia de Alimentos Raquel Bulegon, Naraiana Bovenschulte, Andréa Zamiani e Carolina Franchini.
Segundo o professor, além de constatar o foco de contaminação, "tratamos a água e treinamos os responsáveis". Ele lembra que a zona rural não é abastecida com água tratada da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), e a maioria da população rural utiliza a água dos 11 reservatórios comunitários de Pinhalzinho.
No entanto, análises preliminares constataram que a água consumida pela comunidade está fora do padrão de consumo. "O foco do problema reside nesses reservatórios onde a água tem elevada carga microbiológica", diz Gomes.
De acordo com ele, a água captada por esses reservatórios não é profunda. "Eles são muito superficiais, fator que contribui para o surgimento de focos de contaminação."
O coordenador do projeto e as acadêmicas têm promovido diversas reuniões com os responsáveis pelos reservatórios para explicar como são feitas as análises e o tratamento da água pelos laboratórios de Química do curso de Engenharia de Alimentos.
"Os encontros servem também para maior interatividade da universidade com a população", afirma o docente. Segundo o projeto de extensão, a atividade é executada em conjunto com as ações de ensino para permitir o acesso dos acadêmicos a novos experimentos e estudos das análises.
Leia mais:
4/11/2013 - Laboratório de Zootecnia da Udesc Oeste realiza análises microbiológicas de água consumida
Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Valmor Pizzetti
E-mail: valmor.pizzetti@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143