Como resultado das ações de extensão do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), da Universidade do Estado de Santa Catarina, o Grupo de Astronomia do Oeste Catarinense realizará assembleia em 21 de outubro, em Chapecó, para fundar a Associação Apontador de Estrelas, formada por cerca de 20 integrantes, dois deles professores da Udesc Oeste. O encontro será às 19h30, no Auditório do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público de Chapecó.
A criação da entidade foi a alternativa encontrada pelo Grupo de Astronomia para dar apoio às atividades científicas e culturais e divulgar as pesquisas na região Oeste sobre Astronomia e ciências correlatas.
"Foi a forma que encontramos para tornar formal a existência e a atuação desse grupo de pessoas que busca disseminar essa ciência que encanta pessoas", disse o professor Daniel Iunes Raimann, doutor em Astronomia e diretor de Ensino da Udesc Oeste.
A Associação Apontador de Estrelas será formada por integrantes de diferentes segmentos da comunidade, entre eles os professores da Udesc Oeste Daniel Iunes Raimann e Paulo Ficagna e a técnica Simone Marcon.
Os membros da entidade participaram das ações de extensão sobre astronomia do projeto Espaço Astronomia Udesc – Pinhalzinho como observação de Júpiter, Sol e Lua por meio de telescópio da universidade. O aparelho mede oito polegadas, de tamanho médio e pode ser transportado.
Além dessas atividades, a Udesc Oeste realiza desde 29 de agosto, com término previsto em 28 de novembro, o curso de extensão sobre Astronomia e Astronáutica, em Chapecó. Também desenvolveu com alunos de Chapecó, Saudades e Pinhalzinho, um curso preparatório para a Olimpíada Brasileira de Astronomia, realizada anualmente.
Parque Galileu
Para Raimann, o maior desafio da Associação Apontador de Estrelas será tornar viável a construção, manutenção e gestão do Parque Astronômico Galileu para fomentar os fundamentos e estudos da Astronomia observacional e ampliar o conhecimento das Cências Naturais.
Segundo ele, o projeto terá a função de integrar observatório astronômico, planetário, museu de ciências, salas de conferência e multiuso, área administrativa, laboratórios internos e externos, espaço de convivência e contorno com áreas verdes.
"O parque vai oferecer aos estudantes e às comunidades da região Oeste um espaço de estudo sobre as ciências da natureza, de tecnologia e de desenvolvimento cultural, além de se tornar uma referência turística", ressalta ele.
Raimann informou que o projeto arquitetônico do Parque Astronômico já está pronto e sua construção está orçada em R$ 4 milhões. "Estamos conversando com as universidades e políticos da região para a obtenção de recursos necessários para tornar viável a obra", disse. O professor da Udesc Oeste aponta a zona rural de Chapecó como local ideal para a edificação do projeto.
Sobre o grupo
O Grupo de Astronomia do Oeste Catarinense surgiu em março de 2012 e é integrado por egressos dos cursos de extensão sobre Astronomia e Astronáutica da Udesc Oeste e de outras instituições de ensino da região.
Desde sua criação, o grupo já visitou o Observatório de Videira, o Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho, instalado no Parque Tecnológico Itaipu, em Foz do Iguaçu (|PR), e a missão jesuítica Guarani de San Cosme e San Danian, no Paraguai, onde está localizado o Centro de Interpretação Astronômica Boaventura Suarez.
Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Valmor Pizzetti
E-mail: valmor.pizzetti@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143