Reitor apresentou metas já atingidas no início da gestão
Fotos: Thiago Augusto/Ascom Udesc
O reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Antonio Heronaldo de Sousa, pró-reitores e representantes de órgãos suplementares estiveram nesta quarta, 2, e quinta-feira, 3, nas unidades de Ibirama e Lages para conversar com a comunidade acadêmica. O grupo ouviu as demanda de professores, técnicos e alunos e apresentou os resultados dos 18 meses da gestão.
As apresentações resumiram os projetos já realizados no
Plano de Gestão 2012-2016, que é dividido em sete dimensões: universidade autônoma, responsabilidade socioambiental, excelência acadêmica, valorização das pessoas, gestão ágil e colaborativa, política de comunicação e aprimoramento da infraestrutura.
“Tivemos ganhos importantes no ensino, pesquisa e extensão e estamos evoluindo muito nas questões administrativas com ações, por exemplo, de descentralização e o registro de preço. Além disso, garantimos nossa autonomia com a política salarial e melhoramos muito nossa comunicação interna e com a sociedade”, destacou o reitor. Sousa disse ainda que há muitas ações para serem realizadas nos próximos dois anos e meio da gestão.
Nas duas unidades um grupo da Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan) apresentou para diretores e gestores dos centros o
Projeto Distribuir com Equilíbrio, que estabelece parâmetros para distribuição equilibrada e eficiente de recursos entre Reitorias e Centros.
Um dos principais temas nas reuniões foi a construção e reformas de prédios. “Estamos realizando grandes investimentos em Lages. Em Ibirama, já conseguimos, em um trabalho conjunto com a direção do centro, emendas parlamentares. Além disso, estamos em tratativas com o Governo do Estado para receber recursos do Pacto Por Santa Catarina e articulando recursos federais”, informou o reitor.
Em Lages, também foi perguntado sobre a possibilidade da implantação do curso de Medicina e o funcionamento do Hospital Veterinário. “O curso de Medicina é difícil, em curto prazo, pois isso não está previsto no nosso planejamento estratégico. Ele pode ser modificado, mas o curso tem um custo muito elevado e muitas exigências do MEC. Sobre o Hospital, a Reitoria já disponibilizou recursos para o seu pleno funcionamento”, esclareceu o reitor.
A próxima visita da Comitiva da Reitoria ocorre na próxima terça-feira, 8, no Centro de Educação a Distância (Cead), em Florianópolis.
Fórum Parlamentar Catarinense
Nesta sexta-feira, 4, Sousa, o pró-reitor de Administração, Vinicius Perucci, e diretores do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), participam do Fórum Parlamentar Catarinense, em Chapecó. O encontro reunirá três senadores e 16 deputados federais, que ouvirão demandas de lideranças empresariais e políticas da região.
“Também estamos no Oeste para acompanhar as atividades do curso de Engenharia de Alimentos, em Pinhalzinho”, completa Perucci.
Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Thiago Augusto
E-mail: thiago.augusto@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143