Professora Paula Schommer falou sobre participação do Observatório no
monitoramento do plano de metas. Foto Jeferson Dahmer
Representantes da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) participaram na noite desta quinta-feira, 26, da primeira audiência pública sobre o plano de metas da prefeitura de Florianópolis, realizada no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), no centro da Capital.
Estiveram presentes docentes - Paula Schommer e Leonardo Secchi, do curso de Administração Pública - e acadêmicos do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), incluindo os mestrandos Jeferson Dahmer e Leandro Pereira Garcia (também diretor de Vigilância da Secretaria de Saúde).
Também participaram o representante do Instituto Comunitário Grande Florianópolis (ICom), Anderson Giovani da Silva, e o padre Vilson Groh, do Instituto Vilson Groh (IVG), duas entidades que, assim como a Udesc, integram o Movimento Floripa Te Quero Bem.
Representaram o poder público o prefeito Cesar Souza Junior, secretários e legisladores, entre eles o presidente da Câmara Municipal, vereador Tiago Silva.
Outros quatro encontros estão previstos, no Norte e Sul da Ilha, no Continente e na Lagoa da Conceição - o objetivo da prefeitura é finalizar o plano de metas até dezembro.
Observatório Floripa Cidadã
Na audiência desta quinta, a professora Schommer falou sobre indicadores de desenvolvimento da cidade e o papel do Observatório Floripa Cidadã no monitoramento do plano de metas.
Um dos pontos abordados foi a pesquisa de percepção cidadã, que será realizada anualmente com apoio da Udesc Esag - a acadêmica do oitavo termo de Administração Pública, Paula Gianini Reis, que participa da equipe que realizará o estudo, também participou do encontro.
A professora Schommer ressaltou na ocasião que o uso de instrumentos de governança pública, como o plano de metas, para planejamento, prestação de contas e monitoramento pelos cidadãos, é uma tendência em várias cidades da América Latina.
Ela também afirmou haver uma expectativa de que Florianópolis se torne um exemplo na área com a abertura do poder público municipal - legislativo e executivo - ao assunto, aliado ao envolvimento da sociedade, do Movimento Floripa Te Quero Bem e da Udesc, entre outros agentes.
"É importante que o plano de metas seja articulado a outros instrumentos de planejamento da cidade, como o plano plurianual e o planejamento de cada área ou secretaria - saúde, educação, segurança pública, etc", comentou a professora.
Monitoramento
A constituição do Observatório Floripa Cidadã foi
definida este ano, resultado da parceria entre a Udesc Esag e o Movimento Floripa Te Quero Bem, para acompanhar a elaboração e a implementação do plano de metas de gestão da prefeitura, funcionando como fonte de informação tanto para o poder público quanto para outras instituições.
O projeto foi
apresentado à prefeitura em junho.
A apresentação do plano de metas do executivo municipal é um compromisso assumido pela prefeitura com a Plataforma Cidades Sustentáveis e à Lei Orgânica do município, aprovada no início de maio pela Câmara de Vereadores.
O objetivo é promover o envolvimento cidadão, possibilitando que a sociedade se informe sobre as metas da gestão pública e que possam refletir e agir em relação aos desafios da cidade identificados pelo Movimento Floripa Te Quero Bem.
Leia mais:
19/06/2013 - Curso de Administração Pública da Udesc apresenta Observatório Floripa Cidadã ao prefeito da Capital
07/05/2013 - Udesc apoiará monitoramento de metas da Prefeitura de Florianópolis
Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Gustavo Cabral Vaz
E-mail: gustavo.vaz@udesc.br
Telefone: (48) 3321-8281