Experimentos do curso são feitos em seis laboratórios
de Engenharia de Alimentos - Foto: Mauro Tortato
O Conselho Universitário (Consuni), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), aprovou nesta terça-feira, 27, mudanças no curso de Especialização em Ciência e Tecnologia de Alimentos, vinculado ao Departamento de Engenharia de Alimentos do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), em Pinhalzinho.
O curso da Udesc Oeste tem 30 vagas para profissionais formados em Agronomia, Biologia, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Produção, Engenharia Química, Farmácia, Química, Química Industrial de Alimentos, Tecnólogo em Alimentos, Veterinária e Zootecnia.
A Especialização em Ciência e Tecnologia de Alimentos começará em março, com duração de dois anos. As aulas serão realizadas em Pinhalzinho às sextas-feiras, das 18h30 às 22h30, e aos sábados, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.
As inscrições, que ocorrerão entre esta segunda-feira, 2, e 15 de outubro, serão efetuadas no Departamento de Engenharia de Alimentos, em Pinhalzinho. A seleção dos candidatos será realizada na primeira semana de novembro e o resultado, divulgado em 6 de dezembro.
Por fim, a matrícula dos candidatos aprovados será feita na Secretaria do Departamento de Engenharia de Alimentos de 10 a 14 de fevereiro.
De acordo com o projeto de criação do curso, todos os experimentos da especialização serão realizados nos laboratórios de Química, Química de Alimentos, Bioprocessos, Análise Sensorial, Microbiologia e Física do curso de Engenharia de Alimentos.
O curso terá as seguintes disciplinas:
-
Análise instrumental de alimentos;
-
Desenvolvimento de novos produtos;
-
Detecção e análise de alimentos geneticamente modificados;
-
Enzimologia aplicada aos alimentos;
-
Gestão de recursos hídricos;
-
Microbiologia aplicada à agroindústria;
-
Modelagem matemática e microbiologia produtiva;
-
Química de alimentos;
-
Sustentabilidade energética em processos industriais;
-
Tecnologia de produtos de origem animal;
-
Termodinâmica;
-
Tópicos avançados em Físico-Química aplicados à Ciência dos Alimentos.
Mudanças
A especialização aprovada pelo Consuni é a continuação do curso sobre o mesmo tema já existente e mantido pelo Departamento de Engenharia de Alimentos.
Segundo a nova coordenadora do curso, Liziane Schittler, toda a vez que uma especialização sofre mudanças, como em seu currículo, por exemplo, precisa se submeter à apreciação dos conselhos da universidade e passa a ser caracterizado como novo curso.
"Nessa nova edição, houve mudanças no currículo e nos critérios de seleção", explica Liziane. O atual curso, que recebeu 80 inscrições, tem 35 alunos em fase de preparação da monografia.
Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Valmor Pizzetti
E-mail: valmor.pizzetti@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143