Estiveram presentes representantes da SDR, Udesc, governo do Estado e prefeitura
Fotos: Jonas Porto
No final da tarde desta quinta-feira, 22, o secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, esteve no campus da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Joinville, para assinar o documento para suplementação do repasse orçamentário à instituição, que permitirá a implantação do primeiro curso superior de Dança do Estado, que será oferecido em Florianópolis e Joinville.
“Reconhecemos a qualidade do trabalho desenvolvido pela Udesc e sabemos que esse curso será um marco para Santa Catarina. Vamos fazer o possível para que isso se torne realidade o mais rapidamente”, disse Deschamps.
O reitor da Udesc, Antonio Heronaldo de Sousa, destacou que a parceria entre o Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), em Joinville, e o Centro de Artes (Ceart), em Florianópolis, existe desde a criação da Escola Livre de Artes (ELA), e disse que esse trabalho conjunto irá se intensificar com o curso de dança. “Essa soma será muito benéfica para a região, que já respira dança. A inovação não vem só dos métodos tecnológicos, também depende da arte e da cultura”, afirmou.
O diretor geral da Udesc Joinville, Leandro Zvirtes, falou sobre o processo para colocar o projeto em prática. “Quando começamos a discutir a possibilidade de trazer este curso para Joinville, parecia algo muito distante. Agora, com o aval do governo para a doação do espaço, a viabilização do aumento do repasse e a parceria com o Centro de Artes já realizada, todas as condições para viabilização do curso se efetivaram. Precisamos avançar nos trâmites legais o quanto antes, para que em 2014 já possamos ter o primeiro vestibular do curso de dança”, explicou.
A secretária de Desenvolvimento Regional, Simone Schramm, explicou que o curso irá ocupar as instalações da antiga e da nova Escola Estadual Germano Timm, e que no local também irão estudar os alunos da Escola do Teatro Bolshoi. “Vamos fazer um trabalho interligado entre a universidade, a SDR, o município e o Bolshoi. Tenho certeza que faremos o melhor, e que esse curso será referência nacional”, afirmou a secretária.
Próximos passos
Para a implantação do curso são necessários ainda três passos. O primeiro é a efetivação do aumento do repasse orçamentário para a Udesc, ou seja, alteração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) ampliando o percentual de 2,49% para 2,53%. É necessária ainda a atualização do projeto político pedagógico do curso – que é de 2008, além da discussão da proposta, de forma autônoma, no Conselho Universitário.
De acordo a diretora da Udesc Ceart, Gabriela Mager, um grupo de trabalho se reunirá nos próximos dias para formatar os detalhes do curso. “Temos um corpo docente qualificado e muitos de nossos alunos hoje são profissionais reconhecidos no campo da dança. Diversas pesquisas nesta área são também desenvolvidas em nossos cursos de mestrado e doutorado em Teatro”, afirmou.
Assessoria de Imprensa da Udesc
Jornalistas Thiago Augusto e Isabela Vargas
E-mail: thiago.augusto@udesc.br e comunicacao.cct@udesc.br
Fone: (48) 3321-8142 e (47) 4009-7930