Presidente da Alesc com vice-reitor da Udesc e pró-reitor de Extensão - Foto: Júlio Cancellier/Alesc
O vice-reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Marcus Tomasi, e o pró-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex), Mayco Nunes, estiveram nesta segunda-feira, 12, com o presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), Joares Ponticelli, solicitando a criação do Fundo de Assistência Estudantil para alunos da instituição.
Os representantes da Udesc entregaram ofício salientando que as universidades federais contam com um Fundo Nacional de Assistência Estudantil, que custeia ações como alimentação e moradia aos alunos com carência socioeconômica.
“Estamos pedindo a ampliação de recursos do Fundo Social ou o aumento de outros repasses para que a Udesc possa ampliar seu Programa de Ações Afirmativas por meio da concessão dos auxílios moradia e alimentação”, diz Mayco.
A Udesc tem trabalhado, dentro do seu Orçamento, construindo restaurantes nos campi (em Joinville e Florianópolis) e mantendo o Programa de Auxílio Permanência (Prape) para alunos com vulnerabilidade socioeconômica. Ao todo, são 150 auxílios vigentes e outros 208 em análise, além de 500 bolsas de apoio discente para os alunos com baixa renda.
“Estamos na busca de recursos para subsidiar a alimentação em nossos restaurantes”, finaliza Nunes.
Recursos federais
A Udesc também está em busca de recursos federais para a assistência estudantil. Na semana passada, o reitor da universidade, Antonio Heronaldo de Sousa, esteve reunindo, com outros reitores, e com os presidentes da Câmara dos Deputados, deputado Henrique Eduardo Alves, e do Senado Federal, senador Renan Calheiros, tratando da
criação de um fundo federal para viabilizar recursos para as universidades públicas estaduais e municipais. Parte dos recursos será utilizado na assistência estudantil.
Nesta quarta-feira, 14, Sousa estará em Brasília tratando do mesmo assunto com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante.
Outra ação é a inclusão da Udesc já no Vestibular de Verão 2014 no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) o que permitirá, por meio do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAEST), R$ 750 mil por ano.
Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Thiago Augusto
E-mail: thiago.augusto@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143