Diretor geral do Cefid, Darlan Matte (E), o reitor Antonio Heronaldo de Sousa e equipe
O reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Antônio Heronaldo de Sousa, e equipe da Reitoria estiveram nesta sexta-feira, 9, no Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), em Coqueiros, Florianópolis, para um conversa com a comunidade acadêmica do centro. Servidores (professores e técnicos universitários) e estudantes compareceram ao auditório da Udesc Cefid para ouvir uma prestação de contas sobre o primeiro ano de gestão da Reitoria e fazer perguntas.
Além do reitor, participaram do encontro com a comunidade acadêmica do Cefid os pró-reitores de administração (Vinícius Perucci), de planejamento (Gerson Lagemann) e de extensão (Mayco Nunes), o secretário de comunicação (Thiago Augusto) e a procuradora jurídica da Udesc (Juliana Michel). A Pró-reitoria de Ensino foi representada pela coordenadora de ensino de graduação, Jadna Heinzen, e a de Pesquisa e Pós-graduação pelo coordenador de pesquisa, Milton Cinelli.
O grupo foi recebido pelo diretor geral do Cefid, Darlan Laurício Matte, que elogiou a iniciativa de diálogo entre a Reitoria a comunidade acadêmica. Matte destacou o momento especial porque passa o centro, no ano em que comemora 40 anos de atividade e destacou alguns temas a serem debatidos: a retenção de alunos aprovados no vestibular, a mobilização de servidores e as dificuldades orçamentárias enfrentadas pela universidade.
O reitor fez um balanço do primeiro ano de gestão à frente da Udesc. Ele apresentou um resumo de ações em várias áreas, informando o estágio em que se encontram, divididas em sete dimensões: autonomia universitária, responsabilidade sócio ambiental, excelência acadêmica, valorização das pessoas, gestão, política de comunicação e infraestrutura.
Carreira
No espaço aberto a perguntas, professores e técnicos levantaram questões relativas à remuneração e plano de carreira. A necessidade de pagamento de gratificação de dedicação integral (DI) a professores recém contratados (hoje ela só é paga depois do fim do estágio probatório, de três anos), o reajuste do vale-alimentação e alterações na forma de progressão na carreira dos técnicos foram algumas das demandas levantadas.
O pró-reitor de administração, Vinícius Perucci, lembrou que todas essas alterações já estão aprovadas pelo Conselho Universitário (Consuni) e não foram implementadas em razão do cenário de dificuldades financeiras causadas por um aumento da arrecadação do Estado abaixo do esperado. “Uma comissão do Consuni está propondo uma ordem de prioridades e a tendência é que essas três questões estejam no topo”, disse Perucci. O Conselho deve apreciar essas questões no dia 18.
Novo Cefid
Outra questão abordada pela comunidade acadêmica foi o projeto Novo Cefid, que prevê uma ampla reformulação das instalações físicas do centro, hoje insuficientes para comportar adequadamente as atividades de ensino, pesquisa e extensão. O reitor e os pró-reitores reiteraram apoio ao projeto e prometeram empenho na obtenção de recursos internos e externos para viabilizar a obra, que deve significar uma reconstrução do centro.
A situação orçamentária também dominou boa parte do encontro. Para o reitor e o pró-reitor de planejamento, Gerson Lagemann, a fase mais difícil já passou. “A perspectiva é de que 2014 seja um ano melhor, até por ser um ano eleitoral”, avalia Lagemann. A captação de recursos externos, a necessidade de mais transparência na gestão e de readequação do controle do ponto dos professores e mudanças no vestibular foram outros assuntos abordados na reunião.
O Cefid é o quinto centro da Udesc visitado pela equipe da Reitoria este ano, e o primeiro do Campus I (Florianópolis). A equipe da Reitoria já passou pelos centros da universidade no Oeste (Chapecó, Palmitos e Pinhalzinho), Joinville, São Bento do Sul e Laguna.
Assessoria de Comunicação da Udesc Cefid
Jornalista Carlito Costa
E-mail:
comunicacao.cefid@udesc.br
Telefone: (48) 3321-8622