Dentista Antônio Heinzen Filho falou sobre a importância da boca para a saúde.
Foto: Gustavo Cabral Vaz/Ascom Udesc Esag
A integração da boca com o corpo humano e sua importância na reabilitação da saúde foram tema de uma palestra na tarde desta quinta-feira, 25, com o dentista Antônio Heinzen Filho, na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).
Em evento promovido pelo Programa Vivendo Bem Udesc, no Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), o dentista falou sobre a biocibernética bucal, conceito desenvolvido a partir dos anos 1970 que propõe uma reavaliação da odontologia.
Segundo o palestrante, a boca exerce influência em todo o corpo humano e está diretamente relacionada com diversas moléstias, influenciando inclusive questões comportamentais.
No encontro, Antônio explicou como a deformação do espaço bucal reflete no processo estrutural, mecânico, neurológico, vascular, hídrico e respiratório de todo indivíduo, gerando disfunções.
Ele também abordou as técnicas terapêuticas relacionadas ao conceito, em especial o uso de aparelhos ortodônticos específicos, personalizados de acordo com o paciente.
Graduado em odontologia, Antônio é pós-graduado em periodontia, implantodontia e saúde oral, com especialização em biocibernética bucal.
O evento foi promovido pela Coordenação de Capacitação e Potencialização de Pessoas (CCAPP).
Confira o calendário de atividades do programa para o segundo semestre no
portal da Udesc.
Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Gustavo Cabral Vaz
E-mail: gustavo.vaz@udesc.br
Fone: (48) 3321-8281