Reitor da Udesc (ponta) ao lado de representantes de Barcelona e SC
Foto: Antônio Carlos Mafalda/Secom SC
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e a Universidade de Barcelona, assinaram na manhã desta segunda-feira, 8, o Acordo de Cooperação Técnica e Científica entre as três instituições.
O encontro aconteceu na Casa da Agronômica, com a presença de uma comitiva do governo da Catalunha e representantes do Governo do Estado. Na ocasião o governador Raimundo Colombo também assinou um acordo de parceria entre o Porto de Imbituba e o Porto de Barcelona, para troca de experiências. A comitiva visitante foi liderada pelo presidente do Estado da Catalunha, Artur Mas i Gavarró, e pelo embaixador da Espanha no Brasil, Manuel de la Cámara Hermoso. A Udesc foi representada pelo reitor Antonio Heronaldo de Sousa, pelo secretário de Cooperação Interinstitucional e Internacional, Jovane Medina e pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Udesc, Alexandre Reis.
O acordo técnico e científico entre as duas universidades e a Fapesc tem duração inicial de cinco anos, podendo ser renovável por novos períodos de cinco anos, e prevê o envio de especialistas catarinenses à Catalunha e a vinda de especialistas catalães a Santa Catarina; e a realização de visitas de estudo, estágios, treinamentos e eventos de formação, nas duas regiões, por parte de estudantes, professores e servidores das universidades envolvidas. O suporte financeiro para as ações definidas em comum acordo será de responsabilidade da Fapesc.
“Para a Udesc é importante a participação em um acordo de tamanha envergadura para o desenvolvimento do Estado no que diz respeito à inovação e à tecnologia. Tal acordo, juntamente, com o acordo de mobilidade acadêmica com a Universidade de Barcelona, viabilizará o intercâmbio entre professores, pesquisadores e alunos de ambas as universidades”, diz o secretário de Cooperação Interinstitucional e Internacional, Jovane Medina, que recebeu assinado, o convênio de mobilidade acadêmica, entre as duas instituições, no encontro.
“Hoje damos um novo passo importante na nossa relação empresarial e científica. Essas coisas se desenvolvem a médio e longo prazo, mas não tenho dúvidas de que a relação de Santa Catarina com a Catalunha vai produzir efeitos muito positivos na área econômica e social”, afirmou o governador Raimundo Colombo.
O presidente da Fapesc, Sergio Luiz Gargioni, diz que o primeiro tema tratado será a biotecnologia, por meio da equipe da Udesc Lages. “Biotecnologia já é uma área de competência da Udesc e, com a parceria com a Universidade de Barcelona, vai se agregar mais conhecimento e, especialmente, a transformação desse conhecimento em empresas”, destacou. Gargioni explicou que a cooperação é ampla e outros setores serão estudados, como design, turismo e tecnologia.
O presidente do Estado da Catalunha, Artur Mas, ressaltou as semelhanças entre Santa Catarina e a Catalunha. “O Brasil é um país muito grande se comparado com a Catalunha, por isso buscamos identificar aqueles estados brasileiros que podem ter mais semelhanças conosco e com os quais podemos trabalhar parcerias. E este é o caso de Santa Catarina, que tem uma boa base industrial, uma orientação para o comércio exterior e para o turismo. Santa Catarina pode ser uma grande porta de entrada para todo o Brasil e também para a América Latina”, afirmou.
Entre os representantes do Governo Catarinense na reunião na Casa da Agronômica, também estavam o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), Paulo Bornhausen; o presidente da Fapesc, Sergio Luiz Gargioni; o presidente da SC Parcerias, Paulo César da Costa; e o Secretário Executivo de Assuntos Internacionais, Filipe Mello; além do prefeito de Florianópolis, Cesar Souza Júnior, e de representantes de universidades catarinenses.
Assessoria de Comunicação da Udesc*
Jornalista Heloíse Guesser
E-mail: heloise.guesser@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142 / 3321-8143
*com informações da Secom/Santa Catarina