Professores e reitor da Udesc no encontro, que teve
ampla cobertura da imprensa. Foto: Reprodução/RBS TV
A constituição do Observatório Floripa Cidadã foi um dos temas do encontro "Diálogo por Florianópolis", reunião entre representantes do Movimento Floripa Te Quero Bem e da prefeitura da Capital, incluindo o prefeito César Souza Júnior, na noite desta terça-feira, 18, com participação de professores e acadêmicos do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).
Fruto de uma parceria entre a Udesc Esag e o Movimento Floripa Te Quero Bem, do qual o centro de ensino é um dos integrantes, o Observatório Floripa Cidadã atuará no monitoramento do desenvolvimento da cidade, no estímulo à expressão e ao engajamento cidadão, e na capacitação de conselheiros, vereadores, jornalistas (em Florianópolis e outros municípios) para utilização de planejamento, metas e indicadores de gestão e de desenvolvimento.
O encontro desta terça-feira foi o primeiro de uma série sobre o plano de metas do executivo municipal, a ser apresentado pela prefeitura até setembro deste ano, em cumprimento a seu compromisso com a Plataforma Cidades Sustentáveis e à Lei Orgânica do município,
aprovada no início de maio pela Câmara de Vereadores.
Pela Udesc Esag, participaram da reunião os professores Valério Turnes e Paula Schommer, e o mestrando Jeferson Dahmer. Realizado na Associação dos Magistrados Catarinenses, o encontro também teve presença do reitor da Udesc, professor Antonio Heronaldo de Sousa, que referendou o compromisso da universidade com o Observatório Floripa Cidadã e o Floripa Te Quero Bem.
Área de competência
Na apresentação, os representantes da Udesc Esag falaram sobre o envolvimento do curso de Administração Pública com o Movimento Floripa Te Quero Bem, e da relação da iniciativa com diversos temas abordados na universidade - em atividades de ensino, pesquisa e extensão - como indicadores de desenvolvimento, monitoramento, engajamento cidadão, qualidade da gestão pública, planejamento, accountability e outros.
Na área de ensino, foram destacados a
graduação de Administração Pública, oferecida desde 2008, que habilita gestores e profissionais para a coprodução de serviços públicos e para a gestão de seus sistemas em órgãos públicos, organizações do terceiro setor e empresas privadas comprometidas com ações de responsabilidade social.
Também foram ressaltados os
mestrados profissional e acadêmico, com duas linhas de pesquisa na área: Gestão Pública e Coprodução; e Administração Pública e Sociedade.
Nas áreas de pesquisa e extensão, foram citados os projetos relacionados a indicadores de gestão e desenvolvimento, e também a relação da pesquisa com a Rede Latinoamericana por Cidades Justas, Democráticas e Sustentáveis e Observatórios.
Fonte de informação
Após constituído, o Observatório permitirá o acompanhamento da elaboração e implementação do plano de metas de gestão da prefeitura, funcionando como fonte de informação tanto para o poder público quanto para outras instituições.
O objetivo é promover o envolvimento cidadão, possibilitando que a sociedade se informe sobre as metas da gestão pública e que possam refletir e agir em relação aos desafios da cidade identificados pelo Movimento Floripa Te Quero Bem.
Leia mais:
07/05/2013 - Udesc apoiará monitoramento de metas da Prefeitura de Florianópolis
Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Gustavo Cabral Vaz
E-mail: gustavo.vaz@udesc.br
Fone: (48) 3321-8281