Estudantes do ensino médio que estão se preparando para ingressar numa universidade ou pessoas que desejam entrar no ensino superior, ou até mesmo voltar às cadeiras da universidade podem se inscrever até 18 de junho para o Vestibular de Inverno 2013 da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), que neste ano oferece 1345 vagas em 34 cursos gratuitos. Entre eles estão os cursos de Medicina Veterinária, Agronomia, Engenharia Florestal e Engenharia Ambiental, oferecidos por meio do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), em Lages.
No total a Udesc Lages oferece 160 vagas, 40 para cada curso, que funcionam em período integral, ou seja, de manhã e à tarde. Todos os são bacharelados e três deles, que têm turmas formadas, já passaram pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade): Agronomia com conceito 4, Veterinária com 5 e Engenharia Florestal, com 4.
Medicina Veterinária
O curso de
Medicina Veterinária foi o primeiro no Estado de Santa Catarina, além de ser o primeiro público. O curso forma profissionais aptos ao desenvolvimento de ações e resultados voltados à área de ciências agrárias, no que se refere à produção animal, produção de alimentos, saúde animal e proteção ambiental. “O aluno do curso de Medicina Veterinária encontra um currículo muito grande, com disciplinas teóricas e práticas. Temos disciplinas que envolvem desde a clínica de pequenos animais, grandes animais, a parte de segurança alimentar, a parte de saúde pública, produção animal, e outras. Oferecemos estrutura física e um corpo docente altamente qualificado, em todos os cursos. A maioria dos professores do CAV são doutores”, afirma a diretora de Ensino do CAV, Sandra Ferraz.
Agronomia
Já o curso de
Agronomia tem por objetivo formar engenheiros agrônomos capazes de solucionar problemas e orientar o uso de técnicas modernas nas áreas das ciências tecnológicas, biológicas e humanas. “As aulas no curso de agronomia são dividias em teóricas e práticas.
O currículo é subdividido: no início, no aspecto formativo básico, as matérias se voltam às áreas das engenharias e das ciências agrárias e na metade do curso em diante, o aspecto mais envolvido com a formação técnica-profissional”, acrescenta o coordenador do curso, Clovis Arruda de Souza, que ainda afirma que o mercado de trabalho ao profissional é amplo, visto que a atuação pode ser desde o campo, passando por grandes empresas, até à área da pesquisa, do ensino, entre outros.
Engenharia Ambiental
O curso de
Engenharia Ambiental da Udesc surgiu com o intuito de formar profissionais capazes de solucionar problemas ambientais e contribuir com projetos de pesquisa na área. “O curso possui uma matriz curricular diversificada, abrangendo as Ciências Exatas e da Terra. As disciplinas do núcleo básico estão fortemente calcadas na Matemática, na Física e na Química. As disciplinas do núcleo profissionalizante e de conteúdo específico possibilitam uma formação geral, com ênfase em Saneamento Ambiental, Planejamento Ambiental, Gestão Ambiental e em Avaliação de Impactos Ambientais”, explica o coordenador do curso, professor Sílvio Luís Rafaeli Neto.
Ainda de acordo com o coordenador o mercado de trabalho é bastante amplo e se encontra em expansão, na medida em que as empresas e instituições têm valorizado cada vez mais o profissional formado em Engenharia Ambiental. “O setor produtivo, representado especialmente pela indústria e agroindústria, bem como a prestação de serviços técnicos na forma de consultorias e projetos, são as áreas que, atualmente, mais demandam estes profissionais”, completa Rafaeli.
Engenharia Florestal
O engenheiro florestal, formado pelo curso de
Engenharia Florestal da Udesc, é capaz de administrar os recursos florestais voltados à utilização sustentada.
“O curso de Engenharia Florestal está dividido em dez semestres, os quais abrangem disciplinas básicas e profissionalizantes nas áreas da Conservação da Natureza, Energia de Biomassa Florestal, Manejo Florestal, Silvicultura, Técnicas e Operações Florestais, Tecnologia e Utilização de Produtos Florestais”, afirma o coordenador, professor Alexsandro da Cunha.
Além disso, o coordenador ressalta que também são desenvolvidas aulas práticas em laboratórios e empresas do setor de base florestal, bem como projetos de pesquisa e extensão com abrangência nacional. “Quanto ao mercado de trabalho, é importante destacar as oportunidades em empresas privadas, instituições de pesquisa e órgãos públicos”, acrescenta Cunha.
O curso forma profissionais para atuar na pesquisa, no ensino e na extensão; e como profissional autônomo, na prestação de assessoria, consultoria, elaboração de laudos técnicos e receituários florestais e ambientais, além de poder ser um empreendedor.
Vestibular de Inverno 2013
A Udesc oferece 1.345 vagas em 34 cursos de graduação, todos gratuitos, nos campi instalados em 10 cidades do Estado. As inscrições podem ser feitas no site
www.vestibular.udesc.br até 18 de junho. A taxa é de R$ 90. O vestibular reserva 20% das vagas para candidatos que cursaram integralmente o ensino fundamental e médio em escolas públicas e outros 10% para candidatos negros.
As provas serão aplicadas em 7 de julho em oito cidades de Santa Catarina: Florianópolis, Joinville, Lages, Ibirama, São Bento do Sul, Chapecó, Laguna e Balneário Camboriú. Serão duas etapas, a primeira no período matutino das 9h às 12h30 e a segunda no período vespertino, das 15h às 19h30.
Acesse o
edital e o
Guia do Vestibulando,com a descrição de todos os cursos oferecidos.
Mais informações pelo e-mail
vestiba@udesc.br ou pelos telefones
(48) 3321-8098 e
3321-8147. Acompanhe também as novidades sobre o vestibular da Udesc no
Twitter e no
Facebook.
Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Heloíse Guesser
E-mail: heloise.guesser@udesc.br
Telefone: (48) 3321-8142/ 3321-8143