Reunião aconteceu no auditório da Udesc Laguna
Fotos: Thiago Augusto
Nesta quarta-feira, 22, o reitor em exercício da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Marcus Tomasi, pró-reitores e representantes de órgãos suplementares da instituição se reuniram com professores, técnicos e alunos do Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres) em Laguna.
Este é o quarto encontro que a comitiva da Reitoria realiza, neste ano, em uma série de visitas aos centros para apresentar um balanço do primeiro ano da gestão, ouvir demandas da comunidade acadêmica, além de solucionar possíveis problemas nas unidades.
Os representantes da Reitoria visitaram a
obra do novo prédio da Udesc Laguna, a praça do Ginásio de Esportes Bertoldo Werner, que foi revitalizada pela universidade, e conheceram a
área de 3,11 hectares (equivalente a três campos de futebol) que foi doada pela Prefeitura de Laguna. O local será usado para implantar os laboratórios e os viveiros experimentais que darão suporte às disciplinas práticas do curso de Engenharia de Pesca.
Os professores dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia da Pesca solicitaram à contratação de professores efetivos para o próximo semestre e questionaram sobre o planejamento financeiro da Udesc em 2013.
O reitor em exercício, Marcus Tomasi, explicou que os três primeiros meses deste ano foram difíceis, do ponto de vista financeiro, pois o Governo do Estado (que repassa 2,49% da Receita Líquida Disponível) agiu com cautela, pois precisava analisar o novo cenário econômico com a unificação do ICMS dos portos, redução na energia elétrica e o aumento dos combustíveis, para verificar como se comportaria a arrecadação do Estado.
“Agora já temos um cenário favorável e acreditamos que o orçamento vai se concretizar esse ano. Mesmo assim é necessário buscar recursos externos para contemplar os investimentos da Udesc. Esse trabalho a Reitoria tem realizado”, resume Tomasi.
Outro assunto discutido na reunião foi os processos administrativos. O pró-reitor de Administração, Vinicius Perucci, disse que os processos de licitação serão agilizados com a implantação do sistema de registro de preços e a realização de licitação específica para aquisição de bens e materiais para os projetos de ensino e extensão.
Na área da pesquisa, foi citado que a Udesc está negociando com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) um aumento de recursos no edital do Programa de Apoio à Pesquisa (PAP).
Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Thiago Augusto
E-mail: thiago.augusto@udesc.br
Telefone: (48) 3321-8142