Estudantes visitaram centro da Epagri - Foto: Udesc Oeste
Os zootecnistas do Brasil celebram nesta segunda-feira, 13, o Dia do Zootecnista, em homenagem à aula inaugural do primeiro curso da área no País, ocorrida há 47 anos.
Para comemorar a data, o curso de Zootecnia do
Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), preparou uma série de atividades em Chapecó.
Na manhã desta segunda-feira, professores e alunos visitaram o Centro de Treinamento da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri).
Agora à noite, a partir das 18h30, integrantes do curso da Udesc Oeste participarão do ciclo de palestras no Auditório da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), no Bairro Seminário. Esse evento é organizado pelo Centro Acadêmico de Zootecnia da instituição federal.
Cursos pioneiros
O primeiro curso de Zootecnia no Brasil, assim como da América do Sul, surgiu em 1966, na Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Uruguaiana (RS). Hoje, há mais de cem em todo o País, sendo a Udesc Oeste responsável pelo curso pioneiro de SC, que iniciou as atividades em 2004.
"O que se vê atualmente é a projeção cada vez maior do zootecnista que atua direta e ativamente no desenvolvimento da agropecuária brasileira", comenta a professora Maria Luísa Nunes, do curso de Zootecnia da instituição estadual.
"Em Santa Catarina, essa realidade também é nítida, com os graduados em Zootecnia assumindo papéis de destaque tanto na iniciativa privada como na pós-graduação", ressalta.
Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Rodrigo Brüning Schmitt
E-mail: rodrigo.schmitt@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143