Fornecimento por registro ocorre segundo necessidade
e não por compra e entrega única - Foto: Divulgação
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) passará a utilizar a modalidade de pregão com registro de preços para o fornecimento de bens e serviços. O sistema gera uma ata na qual são registradas as empresas vencedoras que, pelo menor preço, serão fornecedoras eventuais da instituição durante um ano.
No outro tipo de pregão adotado até então, o de contratação, o prazo de aquisição sempre vence em 31 de dezembro do ano da licitação, independentemente do mês em que ela ocorre.
O registro também é mais vantajoso do que a contratação por permitir que a Udesc empenhe os valores apenas na hora da compra, podendo parcelar gastos e entregas.
Isso evita a necessidade de haver bloqueio no orçamento e de aguardar a transferência de recursos externos para poder realizar as licitações (pré-empenho).
"A intenção é fazer o registro de preços para a maior gama possível de bens e serviços", comenta o pró-reitor de Administração, Vinícius Perucci. A nova modalidade está prevista no
Plano de Gestão 2012-2016 e foi regulamentada pela universidade neste ano.
Outros benefícios
O registro de preços também trará as seguintes vantagens:
-
Redução do número de licitações;
-
Agilização das compras e do atendimento a demandas de projetos recém-elaborados;
-
Diminuição da necessidade de grandes estoques e, consequentemente, aumento de aquisições de produtos frescos ou recém-fabricados;
-
Padronização mais fácil de materiais.
Primeiros pregões da nova modalidade
As primeiras licitações por pregões com registro de preços, que serão presenciais como os de contratação, já estão sendo preparadas pela Udesc. "
Inicialmente faremos a aquisição de medicamentos e materiais químicos, laboratoriais e farmacológicos, além de projetores multimídia e lâmpadas para esses equipamentos", diz o pró-reitor de Administração.
Todos os centros da universidade podem participar dessas licitações, devendo fazer os pedidos pelo
Sistema de Gerenciamento de Compras (Sigecom). O prazo para solicitar os medicamentos e os outros tipos de materiais irá até sexta-feira da próxima semana, 3, enquanto o dos projetores será encerrado em 10 de maio.
De acordo com Perucci, a Udesc pretende ainda realizar uma aquisição de aparelhos de ar condicionado por essa modalidade de pregão em breve.
Em reunião ocorrida nesta terça-feira, 23, a Pró-Reitoria de Administração (Proad) e os diretores-administrativos dos centros trataram de cerca de 30 tipos de objetos que também passarão pelo registro de preços e foram divididos entre as comissões de licitação da universidade.
Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Rodrigo Brüning Schmitt
E-mail: rodrigo.schmitt@udesc.br
Fone: (48) 3321-8143