Desde a primeira turma em 2004, cerca de 350 alunos do curso de Zootecnia, do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Chapecó, já realizaram estágios em propriedades rurais da região, atividade integrante da disciplina Vivência em Agropecuária. Em torno de 80% dos estudantes optam por experiências na pecuária leiteira, um dos setores predominantes na região, vindo em seguida aves e suínos.
Durante uma semana, os alunos ficam alojados em propriedades de agricultura familiar de um município do Oeste, onde acompanham as atividades da família. "Eles acordam de madrugada, observam o que o agricultor faz, tentam repetir a ação até aprender e retornam à casa geralmente ao anoitecer", diz o chefe de departamento e coordenador do curso de Zootecnia, Diego Córdova Cucco.
Segundo ele, o estágio é importante para os acadêmicos porque eles têm a oportunidade de participar da vivência direta com a realidade do campo nas áreas técnicas e em relação ao contexto social e econômico em que a agricultura familiar do Oeste está inserida. "Muitos estudantes têm origem urbana e não possuem a experiência do convívio com o espaço rural", ressalta o professor de Genética e Melhoramento Animal.
Já o coordenador setorial de estágios e professor do curso, Régis Canton, destaca que a vivência no campo dos alunos de Zootecnia proporciona a eles "a noção clara da profissão que vão exercer, através da rotina diária de uma família no campo".
No final da experiência, os alunos e os agricultores que recepcionaram os acadêmicos se reúnem, geralmente na prefeitura do município, para confraternização e entrega de certificados aos proprietários rurais. Depois, um professor da Udesc profere palestra sobre um tema de interesse dos agricultores.
Estagio em Saudades
Em março deste ano, 29 alunos de Zootecnia realizam estágio em propriedades rurais de Saudades, de 9 mil habitantes e que tem, na pecuária leiteira, sua principal atividade rural. O setor auxiliou também no desenvolvimento socioeconômico da agricultura familiar do município da região Oeste.
"O estágio permitiu ter uma percepção real da vida no campo. Por maior que seja o convívio com as atividades agropecuárias sempre há algo para aprender", conta o aluno Diego Mateus Chiossi, da terceira fase de Zootecnia, que fez estágio em uma propriedade rural de Saudades.
Como futura zootecnista, a acadêmica Aline Aparecida Leonardo afirmou que a experiência foi importante e serviu para ter uma noção de como o produtor rural vive e qual é a sua verdadeira situação, "além de enriquecer nossos conhecimentos e domínios sobre a atividade agrícola".
Artigo
Um artigo do estudante Paulo Ricardo Ficagna, do curso de Zootecnia da Udesc Oeste, com resumo das atividades dos acadêmicos em propriedades rurais de Saudades, foi veiculado na edição rural, de 4 de abril, do jornal Sul Brasil, de Chapecó.
Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Valmor Pizzetti
E-mail: valmor.pizzetti@udesc.br
Fone: (48) 3321-8142