Museu da Escola Catarinense, em Florianópolis, terá laboratório equipado - Foto: Divulgação
Portaria publicada pela Universidade do Estado de Santa Catarina na segunda-feira, 8, definiu os integrantes da equipe executiva do Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (Life), que é coordenado pela professora Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva, do Centro de Educação a Distância (Cead).
Em setembro de 2012, a Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) classificou a Udesc no programa de apoio ao Life, que objetiva a criação de núcleos para a formação de educadores e reestruturação de laboratórios.
Segundo Maria Cristina, os primeiros passos da equipe executiva serão equipar os laboratórios de Ciências Humanas, Artes e suas tecnologias, a ser instalado no Museu da Escola Catarinense, em Florianópolis, e de Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias, na Udesc Joinville. De acordo com ela, a Capes já disponibilizou R$ 100 mil para cada unidade.
O projeto da Udesc, com a inclusão desses dois laboratórios, foi submetido ao Edital nº 035/2012 da Capes e obteve a quinta posição entre 70 selecionados, analisados por uma consultoria ad hoc e classificados de acordo com nota aplicada por uma comissão, nomeada com essa finalidade.
Os cursos da Udesc envolvidos com o Life são Artes Visuais, Educação Física, Física, Geografia, História, Matemática, Música, Pedagogia, Pedagogia a Distância, Química e Teatro.
Projetos na Capes
De acordo com a Pró-Reitoria de Ensino (Proen), o Life foi o terceiro projeto da Udesc aprovado pela Capes. Em 2010, a universidade foi contemplada com o programa Produção de Materiais Pedagógicos e Desenvolvimento de Metodologias para a Educação Básica do Estado de Santa Catarina, voltado à formação dos graduandos das licenciaturas e suas relações com a escola.
Por meio dele, a Udesc produziu dois fóruns de avaliação, livros e materiais, palestras e cursos que envolveram estudantes, professores da educação básica e das licenciaturas.
O outro projeto aprovado foi o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), ainda em desenvolvimento. Denominado "Práticas Pedagógicas na Educação Básica: qualificando a formação inicial e continuada", o projeto tem o objetivo de estabelecer relações mais estreitas entre escolas de educação básica e as licenciaturas.
Integrantes da equipe executiva do Life
-
Coordenadora Institucional e coordenadora Campus I - Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (Life), Ciências Humanas, Artes e suas tecnologias: Maria Cristina Rosa Fonseca da Silva;
-
Coordenadora Campus II - Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (Life), Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias: Ivani Teresinha Lawall;
-
Representantes do curso de Licenciatura em Pedagogia – Faed: Lourival José Martins Filho e Alba Regina Battisti de Souza;
-
Representantes do curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância – Cead: Carmem Maria Cipriani Pandini e Fabíola Sucupira Ferreira Sell;
-
Representantes do curso de Licenciatura em História – Faed: Cristiani Bereta da Silva e Luciana Rossato;
-
Representante do curso de Licenciatura em Geografia – Faed: Ana Maria Hoepers Preve;
-
Representante do curso de Licenciatura em Física – CCT: Alex Bellucco;
-
Representantes do curso de Licenciatura em Química – CCT: Maria da Graça Moraes Braga Martine Fabíola Correa Viel;
-
Representante do curso de Licenciatura em Matemática – CCT: Regina Helena Munhoz;
-
Representante do curso de Licenciatura em Artes Visuais – Ceart: Rosana Bortolin;
-
Representante do curso de Licenciatura em Teatro – Ceart: Vicente Concílio;
-
Representante do curso de Licenciatura em Música – Ceart: Regina Finck;
-
Representante do curso de Licenciatura em Educação Física – Cefid: Gelcemar Farias;
-
Representante da Pró-Reitoria de Ensino – Proen: Jadna Lúcia Neves Heinzen.
Leia mais:
1º/10/2012 - Udesc tem projeto classificado na Capes
Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Valmor Pizzetti
E-mail: valmor.pizzetti@udesc.br
Fone: (48) 3321-8142