Reunião do grupo ocorreu na manhã desta quarta-feira,
na Udesc Ceart - Foto: Valmor Pizzetti/Ascom Udesc
O grupo de trabalho nomeado por portaria para estudar o projeto de implantação dos restaurantes nos campi da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) será ampliado com a presença de representantes de todos os centros da instituição.
A decisão foi tomada em reunião do grupo realizada na manhã desta quarta-feira, 10, na sala de reuniões do Centro de Artes (Ceart), em Florianópolis, a pedido dos representantes estudantis.
A Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex) pedirá à direção de Extensão de cada centro que indique, em uma semana, o titular e o suplente para integrar o grupo. A primeira reunião da composição ampliada será no dia 30.
Durante a reunião, o pró-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade, Mayco Nunes, fez uma explanação sobre o modelo de restaurante a ser construído pela Udesc.
Segundo Nunes, a universidade busca implantá-lo de forma coletiva, que seja sustentável, com oferta de refeições de qualidade de acordo com os padrões de higiene e necessidades nutricionais estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS), tendo um cardápio simples e nutritivo, e adoção de um modelo de gestão que permita a imediata implantação.
Depois de mostrar fotos do restaurante [veja a galeria, no fim do texto] que está sendo implantado no bairro Itacorubi, na Capital, o pró-reitor falou sobre as gestões visando a ampliação dos recursos da Udesc para construção de outras unidades e manutenção.
Uma das propostas é criar um fundo de assistência ao estudante carente na Assembléia Legislativa e outra envolve a captação de recursos do Ministério da Educação (MEC), com a adesão da universidade ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
Nunes informou também que, na reunião do Conselho Universitária (Consuni) da próxima terça-feira, 16, será debatida a adesão da Udesc ao Fundo Nacional de Assistência a Estudantes das Instituições Estaduais (Pnaest).
Modelos de Joinville e Lages
O representante da Udesc Joinville no grupo de trabalho, Marcio Metzner, expôs o modelo de restaurante adotado pelo centro – cerca de 30% dos três mil alunos utilizarão o estabelecimento, que é terceirizado e oferecerá refeições por buffet.
Depois de observar que o sistema de auto-gestão é inviável, Metzner disse que esse modelo foi implantado em Joinville após visitar três universidades estaduais no Paraná, que também terceirizam a alimentação.
Já o diretor de Extensão da Udesc Lages e integrante do grupo, Gilberto Massachi Ide, informou que o centro possui duas cantinas e um restaurante, que serve em média 200 refeições diárias, ao preço de R$ 7,00 cada. Também é oferecida comida a quilo.
Participantes da reunião
A reunião também contou com as presenças dos pró-reitores de Planejamento, Gerson Volney Lagemann, e de Administração, Vinícius Perucci; do coordenador de Extensão, Alfredo Balduino, da coordenadora de Apoio à Comunidade Universitária, Elisabete Maria de Oliveira, e da professora Fernanda Torres, da Proex.
Também participaram os representantes estudantis Cléo Theodora Pereira Rezende, do Diretório Acadêmico Seis de Fevereiro (Dasefe); Luiz Paiva e Eduardo Michareff, do Diretório Acadêmico Oito de Maio (Daom); Iarima Castro Alves e Bruna de Souza, do Diretório Acadêmico das Artes (Dart).
Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Valmor Pizzetti
E-mail: valmor.pizzetti@udesc.br
Fone: (48) 3321-8142