Lançamento ocorreu no Centro Administrativo do
Governo de SC - Foto: Antônio C. Mafalda/Secom
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) estará presente no projeto Rede Catarinense de Inovação que foi lançado nesta terça-feira, 2, pelo Governo do Estado. Serão construídos centros de pesquisa em 10 cidades polo do Estado para abrigar incubadoras de tecnologia, laboratórios de pesquisa, treinamentos, educação profissionalizante ou qualquer outra iniciativa de inovação e tecnologia.
Serão investidos R$ 40 milhões para a construção de nove centros de inovação nos municípios de Florianópolis, Joinville, Blumenau, Criciúma, Chapecó, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba e São Bento do Sul. Lages é o décimo município, mas nesta cidade o centro de pesquisa já está em construção.
A Udesc estará presentes nos polos de Florianópolis, Joinville e Lages. "Vamos estar inseridos por meio do Sapiens Park, Inovapark e Orion", diz o pró-reitor de Planejamento da Udesc, Gerson Volney Lagemann, que representou o reitor no lançamento.
Com a Rede Catarinense de Inovação, o governo quer construir as bases para o crescimento de Santa Catarina. "A gente pode não saber no que o mundo vai se transformar com a tecnologia. Mas nunca podemos ficar neutros ou omissos a essas mudanças aceleradas", reforçou o governador Raimundo Colombo.
Como serão os centros de pesquisa
As cidades maiores terão prédios de 4,5 mil metros quadrados e as menores, de 2,5 mil metros quadrados. O início da construção das estruturas está previsto para maio. As prefeituras vão doar os terrenos em que o Estado construirá os prédios. E outra instituição do Governo, a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc), vai investir em pesquisas e pode ser parceira para o início de novas empresas incubadas nos centros de inovação. Todos os centros serão construídos dentro de parques tecnológicos dos municípios.
A ideia é que as estruturas funcionem como imãs para a atração de empresas maiores e mais consolidadas em busca dessas soluções criativas que serão geradas.
Lages tem uma situação singular. Os recursos já foram repassados e o município conseguiu dar início ao processo de construção do seu centro de pesquisa. A iniciativa, em todos os casos, representa uma união de esforços entre as prefeituras, universidades como a Udesc, e a iniciativa privada.
O objetivo é tornar essas cidades, que já são polos, em dínamos econômicos que puxem o desenvolvimento de todo o Estado, ampliando sua influência para se tornarem referências nacionais e até internacionais.
Durante o período de construção dos centros de inovação - que deve ir até o final do ano que vem - estão sendo selecionados os projetos que vão preencher a área disponível das estruturas.
Assessoria de Comunicação da Udesc*
Jornalista Thiago Augusto
E-mail: thiago.augusto@udesc.br
Fone: (48) 3321-8142
* Com informações da Secretaria de Comunicação do Governo do Estado