A futura sede da Udesc Balneário Camboriú
Ilustração - Arquitetura e Urbanismo Udesc
O reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Antonio Heronaldo de Sousa, apresentou nesta terça-feira, 26, à noite, na Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú, o projeto da futura sede da instituição no município. A apresentação foi acompanhada pela diretora-geral da Udesc Balneário Camboriú, Maria Ester Menegasso, por servidores e acadêmicos do centro.
O projeto arquitetônico da obra foi desenvolvido por alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Udesc Laguna. Outros projetos como o estrutural, elétrico, telefônico e hidráulico estão sendo elaborados pela Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí-Açu (Amfri) e devem ficar prontos até o fim do primeiro semestre deste ano. “A construção da sede própria é um compromisso da Udesc. Vamos viabilizar a obra com recursos próprios, por meio de emendas parlamentares e com parcerias como a já realizada com a Amfri”, destaca o reitor.
A previsão é que seja contruída uma área de 16 mil metros quadrados.
O Centro de Educação Superior da Foz do Rio Itajaí (Cesfi), em Balneário Camboriú, funciona desde 2011 em um prédio alugado, na Av. Central, Centro, oferecendo o curso de Engenharia do Petróleo – um dos mais concorridos nos vestibulares. O espaço também é utilizado pelos alunos do curso de Administração Pública, do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag).
A sede própria da Udesc em Balneário Camboriú será construída no bairro Nova Esperança em uma área de 43 mil metros quadrados. A universidade já possui uma área de 19 mil metros quadrados (13 mil foram adquiridos com recursos próprios em 2011 e seis mil foram doados pelo poder público municipal em 2010). A doação de mais 24 mil metros quadrados de propriedade do município para a Udesc foi aprovada no fim do ano passado pela Câmara Municipal e sancionada pelo prefeito Edson Renato Dias em janeiro deste ano.
Aprovado pelo Consuni
O reitor também reforçou para os vereadores que o Conselho Universitário (Consuni) da Udesc, quando aprovou a criação do Centro de Educação Superior da Foz do Rio Itajaí (Cesfi), estabeleceu que o centro iniciaria suas atividades com dois cursos de graduação. O primeiro curso, Engenharia do Petróleo, já está na quarta fase, e um segundo curso será implantado assim que possível. A decisão de qual será o curso passa pelos Conselhos Superiores da Udesc”, informou o reitor.
Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Thiago Augusto
E-mail: thiago.augusto@udesc.br
Fone: (48) 3321-8142