Pestana (segundo da esq. para dir.) e demais vereadores durante a sessão - Foto: Divulgação
A Câmara Municipal de Laguna aprovou o Projeto de Lei nº 008/2013 em segunda votação, por unanimidade, nesta segunda-feira, 18. Apresentada pela prefeitura, a medida autoriza a doação da área no entorno do Restaurante-Escola, no loteamento Laguna Internacional, para a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).
O projeto de lei agora segue para a sanção do prefeito Everaldo dos Santos e depois haverá o novo registro do imóvel em cartório. "A expectativa é de que tudo esteja resolvido em 30 dias", conta o diretor-administrativo do Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres), da Udesc Laguna, e também vereador, Andrey Pestana.
Com 3,11 hectares (equivalente a três campos de futebol), o local será usado para implantar os laboratórios e os viveiros experimentais que darão suporte às disciplinas práticas do curso de Engenharia de Pesca, que atualmente as realiza na sede do centro e no sambódromo.
"Essa área fica a 500 metros do mar, na Praia do Gi, o que facilita a captação de água salgada, e tem fácil acesso pela parte central da cidade", enfatiza Pestana.
Obras precisam ser licitadas
O escritório-modelo Módulo, hoje Escritório de Cooperação Técnica, da Udesc Laguna, já preparou a proposta para a área doada [confira o vídeo abaixo]. A universidade pretende construir um edifício com salas de aula e 12 laboratórios, galpões para veículos náuticos, aquário, museu em memória ao pescador, horto, área arborizada, tanques experimentais e canteiro de Arquitetura e Urbanismo.
Segundo Pestana, a Udesc precisará licitar as obras previstas após a sanção da lei e o novo registro no cartório. "O projeto de lei obriga a universidade a começá-las em três anos e a concluí-las em mais três", adianta. "Na formatura de Arquitetura e Urbanismo, em dezembro, o vice-governador Eduardo Pinho Moreira já acenou com a liberação de R$ 5,5 milhões."
A expansão da Udesc contribuirá ainda mais com o desenvolvimento do município, movimentando comércio, prestação de serviços e turismo, além de melhorar a infraestrutura do loteamento Laguna Internacional. "O prefeito pretende asfaltar as avenidas Castelo Branco, que serve de entrada para balneários, e Colombo Salles", afirma o diretor-administrativo.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.