Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

13/03/2013-13h46

Udesc lança editais do PIC&DTI e do Pipes com bolsas para alunos de graduação

No atual período, universidade tem mais de 400 bolsas pelos dois programas - Foto: Udesc Oeste
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) iniciou a seleção de bolsistas para o próximo período do Programa Institucional de Iniciação Científica e de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIC&DTI) e do Programa de Iniciação à Pesquisa (Pipes), sob a coordenação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG).

Em ambos os casos, as direções de pesquisa e pós-graduação dos centros de ensino da Udesc precisarão enviar os projetos inscritos, as aprovações deles e a planilha geral de propostas para a PROPPG até 3 de maio. As bolsas dos editais terão vigência de 12 meses, a partir de 1º de agosto.

"O valor das bolsas da universidade no atual período, do segundo semestre de 2012 ao primeiro de 2013, é de 360 reais. Para o próximo, que iniciará em agosto, a Reitoria está estudando se vai equipará-lo ao do CNPq, que é de 400 reais. Há uma perspectiva boa", diz o coordenador de Pesquisa da Udesc, Milton Cinelli.

No atual período, que terminará em julho, a universidade oferece 42 bolsas pelo Pipes e 371 pelo PIC&DTI, que estão, neste caso, divididas da seguinte maneira:
  • 224 do Programa de Bolsas de Iniciação Científica (Probic), da Udesc, além de outras seis pelas ações afirmativas;
  • 112 do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), além de outras três pelas ações afirmativas;
  • 19 do Programa de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Probiti), da Udesc;
  • Sete do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti), do CNPq.
"Como a demanda aumentou, vamos tentar mais bolsas com o CNPq mostrando que a universidade cresceu não só em quantidade, mas também em qualidade", comenta Cinelli.


PIC&DTI

O programa é voltado para o desenvolvimento do pensamento científico e da iniciação à pesquisa de estudantes de graduação. Nele, os centros de ensino da Udesc receberão cotas de bolsas pelo Probic, Probiti, Pibic e Pibiti.

Os projetos poderão ser inscritos por professores com doutorado nas direções de pesquisa e pós-graduação dos centros após passarem por aprovação nos respectivos departamentos, que são responsáveis por elaborar os próprios calendários para os interessados em se cadastrar.

De acordo com o edital, os candidatos a bolsistas somente poderão se inscrever depois que a seleção dos professores orientadores for realizada. Os estudantes precisam atender a seis critérios, como matrícula regular, ausência de vínculo empregatício e cadastro no grupo de pesquisa.

Pipes

O programa busca desenvolver o pensamento científico e a iniciação à pesquisa de acadêmicos de cursos de graduação que ainda não possuem pós-graduação stricto sensu. O Pipes concederá três cotas de bolsa para cada curso nessa situação, que serão repassadas aos orientadores.

Docentes com mestrado ou doutorado podem participar, devendo inscrever os projetos nas direções de pesquisa e pós-graduação dos centros, enquanto os alunos, que têm de cumprir sete critérios, só poderão se cadastrar após a seleção dos orientadores.

Leia mais:

18/2/2013 - Udesc investirá R$ 10,5 milhões em programas de apoio ao ensino, pesquisa e extensão e nas bolsas para alunos

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Rodrigo Brüning Schmitt
E-mail: rodrigo.schmitt@udesc.br
Fone: (48) 3321-8143
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h