Curso de Engenharia de Pesca tem sete laboratórios
Foto: Maurício Emerenciano/Udesc Laguna
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) acertou convênio com o Ministério da Pesca e da Aquicultura (MPA) para adequar a infraestrutura dos laboratórios de Nutrição e Cultivo de Algas, do Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres), em Laguna.
O MPA repassará R$ 277.800,00, valor obtido pela Udesc com o apoio do deputado federal Ronaldo Benedet. Além disso, a universidade concederá R$ 27.800,00 como contrapartida.
Os recursos serão usados na compra de equipamentos para experimentos com nutrição de camarões marinhos e cultivo de algas e microalgas.
Com o objetivo de desenvolver atividades de ensino e pesquisa do curso de Engenharia de Pesca, o investimento beneficiará direta e indiretamente oito professores, 400 alunos de graduação e cinco de pós-graduação da Udesc Laguna, assim como 95 produtores do Sul.
“Além de servirem para os laboratórios da graduação e da pós, os equipamentos serão usados para ajudar a resolver problemas na região”, ressalta o chefe do Departamento de Engenharia de Pesca, Carlos André Lima Rosa.
De acordo com a Pró-Reitoria de Planejamento da Udesc, as verbas federais já estão empenhadas, mas ainda aguardam desembolso no orçamento deste ano do ministério.
Estrutura atual
O curso de Engenharia de Pesca possui atualmente sete laboratórios: dois na sede da Udesc Laguna, no bairro Progresso, e cinco no sambódromo do município, entre os quais os de Nutrição e Cultivo de Algas.
Até o fim desta década, a universidade pretende transferir todos os laboratórios do curso para
uma área no loteamento Laguna Internacional, sendo necessário levar apenas os equipamentos da estrutura atual, segundo o chefe de departamento.
Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Rodrigo Brüning Schmitt
E-mail: rodrigo.schmitt@udesc.br
Fone: (48) 3321-8142