Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

18/02/2013-16h13

Reitoria encaminhará pedido de reajuste salarial em abril

Reunião do colegiado no Gabinete do Reitor Foto: Thiago Augusto
A Reitoria da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) decidiu nesta segunda-feira, 18, durante a reunião do colegiado, em Florianópolis, que encaminhará para os Conselhos Superiores da instituição e, se aprovado, para o Governo do Estado, em abril, um pedido de reajuste salarial em 2013. O percentual do reajuste - alteração do Valor Referencial de Vencimento (VRV) - será debatido na próxima reunião do Conselho de Administração (Consad), em 28 de fevereiro, e ainda passará por aprovação no Conselho Universitário (Consuni).

“Sabemos das dificuldades financeiras que o Estado está passando, mas entendemos ser estratégico para Santa Catarina a manutenção do excelente quadro de servidores da Udesc. Além disso, temos autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial garantida pelos artigos 207 da Constituição Federal e o 169 da Constituição Estadual”, alega o reitor da Udesc, Antonio Heronaldo de Sousa.

A maior receita da Udesc é referente ao 2,49% da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), a chamada Fonte 100. “Nós recebemos o percentual com base na Receita Líquida Disponível todos os meses e temos administrado muito bem esse recurso, buscando o equilíbrio entre as despesas de custeio e investimento e a folha de pagamento”, afirma o pró-reitor de Administração, Vinicius Perucci.

O possível reajuste dos salários dos servidores da Udesc não prejudicará o governo perante a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), pois a folha de pagamento da Udesc representa apenas 2,5% da folha do Estado. “Um aumento próximo do centro da meta da inflação dos últimos 12 meses, por exemplo, representaria um acréscimo muito pequeno nos 46,46% total do Estado”, completa o pró-reitor de Planejamento, Gerson Volney Lagemann. O governo tem como limite prudencial 46,55%.

Valorização dos servidores

Para o vice-reitor, Marcus Tomasi, o aumento salarial é essencial para manter a qualidade da instituição, considerada a 19ª melhor do Brasil entre 227 avaliadas, e estratégico para Santa Catarina. “A universidade é feita de pessoas. Precisamos remunerar bem nossos professores e técnicos para mantermos bons profissionais, principalmente com a concorrência e a expansão do sistema federal. Temos ciência da importância do nosso papel na formação de professores, nas transformações tecnológicas, principalmente da área da pesquisa, e na interação com outros setores da sociedade”, diz Tomasi.

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Thiago Augusto
E-mail: thiago.augusto@udesc.br
Fone: (48) 3321-8142
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h