Grande público na abertura - Fotos: Ascom Udesc.
O 8º Encontro de Extensão da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) começou em Lages nesta quinta-feira, 8, com discursos sobre o papel da instituição junto à sociedade e a importância de integrar ainda mais as áreas de ensino, pesquisa e extensão.
Até esta sexta-feira, 9, cerca de 200 ações da universidade serão apresentadas em oficinas no Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV) e em escolas da rede municipal.
A abertura do encontro ocorreu de manhã no Teatro Marajoara, no Centro de Lages, e contou com a presença do reitor da Udesc, Antonio Heronaldo de Sousa, de pró-reitores, diretores de centros, servidores e alunos, além de representantes da Prefeitura e de outras universidades catarinenses.
No discurso inicial, o pró-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex), Mayco Morais Nunes, cumprimentou as autoridades e agradeceu os organizadores e o público. "Desejo que o encontro seja inspirador para todos", declarou.
O reitor falou na sequência, salientando primeiramente marcas recentes da Udesc, como as duas conquistas consecutivas do
Prêmio Educador Elpídio Barbosa e o recorde de inscrições para o
Vestibular de Verão 2013, que será realizado neste domingo, 11. "É preciso observar que isso foi obtido pela melhoria das atividades-fim", afirmou.
De acordo com Antonio Heronaldo, a extensão desenvolvida pela universidade é "de suma importância para o estado", pois cria um diálogo permanente com a sociedade e amplia a base de conhecimentos dos estudantes. "A gente não constrói só uma carreira, mas também o exercício da cidadania."
Entre as ações da Udesc nessa área, o reitor destacou o Projeto Rondon, que beneficiou 2,5 milhões de pessoas em SC e outros estados nos últimos oito anos.
"Temos estrategicamente oferecido essa extensão para regiões catarinenses que ainda não têm unidades da instituição", acrescentou.
Por fim, disse que o 8º Encontro de Extensão da Udesc melhorará ainda mais o espírito de integração e amizade na comunidade universitária, além de servir como troca de experiências. "As dificuldades que estamos passando neste ano têm possibilitado formas de encontrarmos alternativas construtivas", ressaltou.
Momento cultural
Após o discurso do reitor, houve uma apresentação do coral do Grupo de Estudos da Terceira Idade (Geti), programa que é desenvolvido pelo Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid) desde 1989 e, entre os seus projetos de extensão, oferece aulas de canto para pessoas com mais de 60 anos.
A celebração cultural também contou a participação de dois alunos de Agronomia da Udesc Lages, que pertencem ao Centro de Tradições Gaúchas Querência Universitária do CAV.
Demais atrações
A cerimônia de abertura do encontro foi encerrada por uma mesa-redonda composta por três pró-reitores: Luciano Hack (Ensino), Mayco Morais Nunes (Extensão, Cultura e Comunidade) e Leo Rufato (Pesquisa e Pós-Graduação).
À tarde, no campus da Udesc Lages, foram iniciados o 3º Encontro de Rondonistas e as apresentações de projetos de extensão. A programação geral continuará nesta sexta-feira, 9, das 8h30 até as 17h.
Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Rodrigo Brüning Schmitt
E-mail: rodrigo.schmitt@udesc.br
Fone: (48) 3321-8142