Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

07/11/2012-11h20

Udesc Ibirama assina acordo com TRE para analisar prestação de contas de candidatos e partidos

O projeto de extensão Transparência Contábil, vinculado ao curso de Ciências Contábeis da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Ibirama, assinou dois convênios com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para análises das prestações de contas anuais dos partidos políticos, que já dura três anos, e das contas de campanha dos candidatos a prefeito e vereadores, firmado este ano.

De acordo com o professor Sérgio Marian, chefe do departamento do curso de Ciências Contábeis, parte das atividades sobre prestação de contas de candidatos e partidos políticos é feita no cartório e algumas etapas são efetuadas nos laboratórios da Udesc Ibirama. “Essas ações têm auxiliado o Tribunal Regional Eleitoral nas avaliações gerais das contas dos candidatos e partidos”, ressalta Marian.

Outra atividade do projeto Transparência Contábil é organizar a contabilidade, a parte financeira e administrativa de entidades como lares dos idosos, abrigos e secretarias de assistência social da região de Ibirama. “Essa atividade já dura três anos e objetiva auxiliar entidades sociais sem fins lucrativos”, explica o professor. As ações do projeto envolvem 23 alunos de diversas fases do curso e vinculados ao Ceavi Jr.

Software
A Udesc Ibirama também desenvolveu um software para controle e análise da prestação de contas de partidos políticos, que passará a funcionar como um programa livre. Ele será entregue até o final do ano ao Tribunal Regional Eleitoral, em Florianópolis, com parecer contábil das agremiações políticas da cidade de Ibirama, mas existe a possibilidade de utilizar o programa para análise das contas dos partidos políticos de todo o Estado, segundo admite o coordenador do projeto de extensão da Udesc Ibirama, professor Osmar de Oliveira Braz Júnior.

O software foi desenvolvido pelo Laboratório de Engenharia do departamento do curso de Sistemas de Informação do Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), da Udesc Ibirama. Segundo Osmar de Oliveira, a organização e o controle do laudo dessas prestações de contas é muito oneroso quanto ao tempo gasto para atender as normas, já que elas são feitas manualmente. “Por isso resolvemos desenvolver um programa para auxiliar o Tribunal Regional Eleitoral”, diz ele.

De acordo com o coordenador do projeto de extensão, no primeiro ano é realizado a automatização dos formulários de prestação de contas dos partidos políticos com base no formato do Tribunal Regional Eleitoral. “Com os dados armazenados, no segundo ano é realizado uma comparação com as contas anteriores para ver se não há disparidades nos valores. Em seguida é emitido um parecer contábil”, explica Osmar de Oliveira Braz Júnior. Segundo ele, essa auditoria das contas somente é feita por contadores.

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Valmor Pizzetti
E-mail: valmor.pizzetti@udesc.br
Fone: (48) 3321-8142
galeria de downloads
galeria de imagens
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h