Paulo Roberto Godoy durante o evento.
O tema sobre a participação no financiamento da educação superior das universidades municipais e estaduais é destaque do 51º Fórum Nacional da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), que tem a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) como organizadora. O evento, que teve início na quarta-feira (17), segue até o próximo sábado (20), no Mar de Canasvieiras Hotel & Eventos, em Florianópolis.
Nesta sexta-feira (19), penúltimo dia do encontro, os participantes debateram o tema com o objetivo de apresentar uma proposta para a União. Na primeira palestra da manhã “Proposta de participação do Governo Federal no financiamento das universidades estaduais e municipais”, proferida pelo professor Paulo Roberto Godoy, que foi reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), foi destacada a dificuldade dos Estados e municípios de financiarem a educação superior e também forams apresentado dados do Censo da Educação Superior de 2010, que reforçam o pedido da Abruem.
Godoy afirmou que a intenção não é que sejam diminuídos e nem retirados recursos das universidades federais, mas que o Governo Federal assuma essa responsabilidade junto aos governos estaduais e municipais. “Os números mostram a contribuição das universidades estaduais e municipais que são responsáveis principalmente pela interiorização do ensino superior, pela formação de professores e pelo ensino noturno”, destacou o palestrante sobre o importante papel das instituições.
Na segunda mesa redonda, a principal do evento, estiveram presentes o senador catarinense Paulo Bauer (PSDB), os deputados federais da bancada catarinense Pedro Uczai (PT) e Jorginho Melo (PSDB) e do deputado federal do Paraná, Alex Canziani. No momento o tema “Participação da União no financiamento das IES/Abruem com foco para construção de propostas” foi debatido entre os participantes da mesa, que teve como moderador o reitor da Udesc, Antonio Heronaldo de Sousa.
A opinião dos deputados e do senador foi unânime, de que a Abruem una forças para que possa obter êxito na questão dos recursos. “É preciso que a instituição se articule e acredite efetivamente que ela pode representar uma vontade da sociedade, quando não ela própria motivar a sociedade a se manifestar”, disse o senador. “A legislação atual permite recursos, mas acho que tem que dar passos maiores também para criar orçamento permanente, todo ano como o custo aluno/ano”, disse o deputado Pedro Uczai.
Reitor da Udesc (dir.) ao lado dos deputados. O senador Paulo Bauer.
O deputado federal Pedro Uczai. O deputado federal do PR, Alex Canziani.
O deputado federal Jorginho Melo. Debate com parlamentares nesta manhã.
Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Heloíse Guesser
E-mail: heloise.guesser@udesc.br
Fone: (48) 3321-8142/ 3321-8143