A Reavi - Revista Eletrônica do Alto Vale do Itajaí -, de periodicidade semestral lançada no dia 10 de agosto deste ano por professores da Udesc Ibirama, obteve o registro oficial como periódico eletrônico, através do ISSN 2316-4190, um código numérico que funciona como identificador único para cada título de publicação em série. A revista, em sua primeira edição, possui seis artigos que podem ser acessados através do portal do centro www.ceavi.udesc.br e já abriu inscrições para a segunda edição com lançamento previsto para 14 de dezembro.
A publicação tem a finalidade de divulgar as pesquisas econômicas de alta qualidade e sólida estrutura metodológica das áreas de ciências contábeis, sistemas de informação e engenharia sanitária, os três cursos oferecidos pela unidade de Ibirama. A avaliação dos artigos para a segunda edição será feita até 23 de novembro, e a revisão é realizada por dois professores externos. A comissão editorial é constituída por seis docentes da Udesc: Carlos Alberto Barth, Marino Luiz Eyerkaufer, Sérgio Marian, Andresa Pescador, Paulo Roberto da Cunha e Leonardo Waltrick Sommariva.
Segundo o editor-chefe da revista, que tem 20 páginas, Adilson Vahldick, a linha editorial da Reavi privilegia a publicação de artigos científicos que abordem práticas e teorias nas suas áreas principais, mas também a integração destas com outras áreas, incluindo a perspectiva intercultural, através de pesquisas empíricas, exploratórias e estudos de casos.
Adilson, que também é diretor de pesquisa e pós-graduação da Udesc Ibirama, diz que qualquer pessoa pode escrever artigos para a revista. “Se eles forem coerentes com a linha editorial, não forem plágios e tiverem cunho científico e vinculado às áreas dos três cursos oferecidos pelo centro, serão publicados”, garante o editor-chefe da revista. Ele observa que os artigos enviados para avaliação preferencialmente devem ser inéditos e não podem estar em processo de avaliação em nenhuma outra publicação.
Os artigos da atual edição abordam temas sobre o plano de ensino-aprendizagem com análise de um curso de ciências contábeis no sul do Brasil; efeitos da nova regulamentação da profissão de arquiteto e urbanista; interface do usuário baseada em voz como ferramenta para promover o ensino-aprendizagem em língua estrangeira; diagnóstico de doenças mamárias usando imagens térmicas e aprendizagem da máquina; estudo comparativo de ferramenta analisadora de pacotes em rede TPC/IP e Dividend yeld: IGC versus Ibov.
Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Valmor Pizzetti
E-mail: valmor.pizzetti@udesc.br
Fone: (48) 3321-8142