Encerramento aconteceu em Urrussanga, com a presença
do reitor da Udesc, do pró-reitor de Extensão e autoridades municipais
A Operação Serra & Mar, no Núcleo Extensionista Rondon (NER) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) que aconteceu em sete cidades das Secretarias de Desenvolvimento Regional de Criciúma e Araranguá (SDRs), de 25 de julho a 4 de agosto, alcançou um público de mais de 12,3 mil pessoas, o que superou as expectativas dos organizadores.
Esse número realizou mais 400 oficinas, distribuídas pelas cidades de Praia Grande, Jacinto Machado, Lauro Muller, Santa Rosa do Sul, Sangão, Morro da Fumaça e Urussanga. Foram desenvolvidas ações com crianças, jovens, adultos e idosos, que envolveram atividades lúdicas, palestras sobre saúde do homem e da mulher, abordagem de temas como sexualidade, direito da criança e do adolescente, jogos infantis, recreação, entre tantas outras. Estas atividades abrangem oito áreas fundamentais da extensão universitária brasileira que são comunicação, cultura, direitos humanos e justiça, educação, meio ambiente, saúde, trabalho e tecnologia de produção.
No total 175 extensionistas da Udesc e de instituições parceiras trabalharam nos 10 dias da operação. De acordo com um dos coordenadores, professor João Rotta, a expecativa superada não foi só a dos extensionistas, mas das comunidades que estiveram presentes. “Vimos a satisfação pelo trabalho que estava sendo desenvolvido. Recebemos um carinho que eu nunca havia recebido”, acrescentou. O coordenador do NER/Udesc, Alfredo Balduíno Santos complementou dizendo que houve a participação ativa dos gestores de todas as cidades: “Tivemos o reconhecimento dado pelos gestores públicos e todos os extensionistas receberam esse compromisso que o poder público pode exercer com as ações de Extensão, das universidades. Esse é um trabalho que a extensão brasileira tem buscado, a participação ativa dos governantes e o apoio deles que é fundamental para o desenvolvimento dessas ações”.
Para realizar a operação Serra & Mar, a quarta realizada e organizada pelo núcleo da Udesc, a universidade contou com a participação de extensionistas da Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e Novafapi.
Para o coordenador do Núcleo Extensionista Rondon da UnB, Antonio Carlos dos Anjos Filho, é de fundamental importância essa parceria que foi estabelecida entre as instituições de ensino. “Fica difícil se fazer ausente. Toda vez que é convidada, a UnB se prepara e vem”, disse Anjos que ainda acrescentou sobre a importância acadêmica das operações do Projeto Rondon: “É importante à formação dos estudantes, eles se percebem competentes e responsáveis, cada vez mais, em cada operação que eles participam e voltam com muita responsabilidade e vontade. É o que a gente espera deles, que esses alunos saiam das universidades prontos e comprometidos para resolver as questões sociais do país”.
Praça Serra & Mar
Uma das ações que marcou a operação, na cidade de Santa Rosa do Sul, foi a construção de uma praça que recebeu o nome “Serra & Mar”, em homenagem à operação. A praça que fica na comunidade Parque Rosita, surgiu da iniciativa do poder público local, que cedeu um terreno de 192m², em parceria com o NER/Udesc, que durante a operação construiu a praça de recreação infantil, através da utilização de materiais reutilizáveis, como pneus e também madeira.
A inauguração do local, no dia 3 de agosto, sexta-feira, foi marcada com emoção e pelo agradecimento da prefeita da cidade, Geci Casagrande, que na ocasião falou sobre a importância do trabalho dos extensionistas no local para a comunidade a agradeceu deixando o convite para os extensionistas retornem à região. “Muito obrigada a todos que estiveram aqui trabalhando. Peço agora que as mães, pais e associações, cuidem desse local, que foi construído com tanto carinho”, disse a prefeita de Santa Rosa do Sul.
Encerramento
O encerramento da Operação Serra & Mar aconteceu no sábado (4), na cidade de Urussanga, no Parque de Exposições, do município. O evento que teve início às 10h, contou com a participação dos extensionistas e de autoridades municipais. O reitor da Udesc, Antonio Heronaldo de Sousa, ao lado do pró-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade, Mayco Nunes, também esteve presente.
Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Heloíse Guesser
E-mail: heloise.guesser@udesc.br
Fone: (48) 3321-8142/ 3321-8143