A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) recebeu nesta quinta-feira (5), através do Comitê de Gestão Documental, o Plano de Classificação dos Documentos e a Tabela de Temporalidade da Atividade O documento foi entregue pela professora Maria Lourdes Blatt Ohira, coordenadora de documentação da Udesc no período de 2006 a 2012.
O Plano de Classificação de Documentos de Arquivo é um instrumento de gestão documental utilizado para classificar todo e qualquer documento produzido e recebido ou acumulado pelos órgãos da administração pública, no exercício das funções e atividades.
Já a tabela de temporalidade serve para registrar o ciclo de vida do documento, na qual constam os prazos de guarda dos documentos de fase corrente, a transferência ao arquivo intermediário ou central, e a destinação final, eliminação ou o recolhimento para guarda permanente.
Segundo a atual coordenadora de documentação Cecília Milanez, “este é um momento histórico para a Udesc e o trabalho de seis anos realizado pelo comitê e pela Coordenadoria de Documentação, da Proplan, sob o comando da professora Maria Lourdes, que é uma referência nacional na área de gestão documental”.
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