O reitor da Udesc ao lado do coordenador do laboratório
Celso Pilati e do diretor do CAV Cleimon Dias, na inauguração
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) inaugurou na última sexta-feira (29), em Lages, o novo laboratório de histologia do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV). A obra de 157 m² teve um investimento total de R$ 175 mil e atenderá alunos da graduação e também a comunidade.
Na ocasião estavam presentes autoridades do município de Lages, alunos, servidores e membros da Reitoria, como o reitor Antonio Heronaldo de Sousa, o pró-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade, Mayco Nunes, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Leo Rufato, o coordenador de Pós-graduação André Luiz de Oliveira, o diretor do CAV Cleimon Dias e demais membros da equipe diretiva do centro.
De acordo com o coordenador do laboratório, professor Celso Pilati a função maior do laboratório é a didática: “com o laboratório teremos a revitalização das disciplinas básicas das primeiras fases da Medicina Veterinária da universidade, como as disciplinas de histologia geral, histologia e embriologia, anatomia e bioquímica e, através dele, produziremos as lâminas de tecidos animais utilizadas pelos alunos do CAV e que também servirão à comunidade em geral, que poderá utilizar o laboratório”, acrescentou Pilati.
Essa foi a primeira obra inaugurada pelo reitor Antonio Heronaldo de Sousa, em sua gestão, que teve início em abril. “O CAV é um centro que desponta em todas as áreas da universidade, na graduação, na pós-graduação, na pesquisa, na extensão e também na administração. Vamos continuar trabalhando nos próximos quatro anos na perspectiva de investimentos que acompanhem o crescimento que houve no CAV, tanto na graduação, quanto na pós-graduação”, complementa o reitor.
Os 157 m² do laboratório estão divididos em duas salas de professores, dois banheiros, uma sala de conferências, uma sala para aulas práticas, um laboratório e um depósito. “Contamos com micrótomo, microscópios, equipamento de banho-maria e dispensador de parafina e aos poucos outros equipamentos serão adquiridos para as aulas, com os quais produziremos as lâminas de tecido animal, que servem para a identificação, em aulas práticas, de células, de tecidos e órgãos animais”, complementa Pilati.
Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Heloíse Guesser
E-mail: heloise.guesser@udesc.br
Fone: (48) 3321-8142/ 3321-8143