Os sete cursos de Gestão Documental, ministrados pela professora Maria Lourdes Blatt Ohira, coordenadora de Gestão Documental da Pró-Reitoria de Planejamento, da Udesc, tiveram a participação de 228 servidores que atuam na área administrativa da universidade. O curso é uma iniciativa da Coordenadoria de Recursos Humanos da Udesc, e o último deles foi realizado na quarta-feira (10) no Cead - Centro de Educação a Distância - com 32 participantes.
A coordenadora do Setor de Pessoal, do Centro de Educação a Distância, Márcia Vieira, considerou o curso de Gestão Documental extremante útil, já que as informações repassadas vão ser aplicadas nas atividades diárias do seu setor. “As informações foram repassadas com bastante clareza e fundamentação legal”, ressaltou ela. A mesma opinião foi manifestada pelo chefe do protocolo, Heber Poeta. “O curso foi muito importante já que trabalho diretamente com esses dados”, acrescentou ele. Heber lembra que o sistema de protocolo vai sofrer uma reestruturação, e o curso é uma das etapas dessa mudança.
Gestão Documental repassou noções básicas sobre tramitação de processos e organização de arquivos. A ministrante do curso, a professora Maria Lourdes Blatt Ohira, lembra que a Coordenadoria de Documentação – ela é a coordenadora – é responsável pela política do setor e visa garantir o acesso e a recuperação dos documentos, informações e preservação da memória institucional da Udesc. Segundo ela, há uma preocupação com a gestão dos documentos produzidos, recebidos, acumulados e com sua organização, para que se tornem fontes de informação de qualidade e subsidiem os gestores universitários na tomada de decisões. O curso, realizado em todos os centros, pretendeu aplicar as orientações técnicas do Sistema Administrativo de Gestão Documental da Secretaria da Administração.
Nesse sentido, ressalta ela, algumas ações estão sendo definidas pela coordenadoria como procedimentos gerais para o funcionamento dos setores de registro, curso de gestão de documentos, aplicação das instruções normativas e criação do portal da Coordenadoria de Documentação. “O sucesso da gestão documental na Udesc é nossa meta e depende do comprometimento e do apoio dos envolvidos direta ou indiretamente nessa questão”, observa ela. Maria Lourdes Blatt Ohira é mestre em Biblioteconomia – Sistema de Informação – pela PUC de Campinas e especialista em Gestão de Arquivos Públicos e Empresarias, pela UFSC.
Assessoria de Imprensa da Udesc