A tese do professor
Kariston Pereira intitulada “O Raciocínio Abdutivo no Jogo de Xadrez: a Contribuição do Conhecimento, Intuição e Consciência da Situação para o Processo Criativo”, foi vitoriosa no âmbito de seu Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, da UFSC, e concorrerá na etapa nacional na área Interdisciplinar, no Prêmio Capes Tese 2011.
O Premio Capes de Tese premiará a melhor tese de doutorado selecionada em cada uma das áreas do conhecimento, reconhecidas pela Capes, nos cursos com conceito maior ou igual a 5.
Kariston Pereira é professor no Departamento de Ciência da Computação da Udesc Joinville, e já vem desenvolvendo projetos a partir dos estudos de sua tese, desde o retorno de seu afastamento para capacitação. O primeiro deles é o projeto de pesquisa "Xadrez, Tecnologia e Aprendizagem", que estuda a possibilidade do uso do computador como acelerador na aquisição de expertise.
Outra iniciativa foi a criação do NexT (Núcleo de Estudos em Xadrez & Tecnologias) cuja principal missão é estudar continuamente o jogo de xadrez em conexão com a pesquisa, desenvolvimento, compartilhamento e disseminação de teorias e tecnologias que colaborem com a sua aprendizagem, treinamento, prática e estudo, explica Kariston.
"Atualmente o NexT está oferecendo sessões de xadrez todas as sextas-feiras na Udesc Joinville. Este grupo, inicialmente informal, é um embrião para um projeto de extensão que será lançado em 2012, com o objetivo de fomentar o estudo e a prática do jogo de xadrez no ambiente universitário, atuando nas dimensões científica, esportiva e artística propiciadas por esse jogo", destacou.
Os interessados em participar do NexT e de suas atividades podem contatar o professor Kariston pelo e-mail: kariston@joinville.udesc.br.
Acesse a tese clicando
aqui.
Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
Jornalista Leila P. Torres
Telefone: (47) 4009- 7930 / 91790714
E-mail: comunicacao@joinville.udesc.br