Aziz Ab´Sáber, geógrafo e professor emérito da Universidade de São Paulo(USP), receberá o título Honoris Causa no dia quatro de novembro, durante o 8° Simpósio de Geografia da UDESC. A cerimônia será no auditório da Escola Superior de Administração (ESAG), em Florianópolis, às 14horas.
O homenageado é um dos mais respeitados e renomados geógrafos do Brasil. Publicou mais de 320 trabalhos, entre teses, análises, projetos e livros. O professor sempre manifestou interesse e apoio à criação e desenvolvimento de cursos de pós-graduação, lato sensu e stricto sensu, do Departamento de Geografia da UDESC. Recentemente, ele participou da aula inaugural conjunta do curso de graduação em geografia e do curso de mestrado Profissional em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Sócio-Ambiental.
Aziz Nacib Ab´Sáber nasceu no dia 24 de outubro de 1924, em São Luís de Paraitinga,, São Paulo. Ingressou com 17 anos, na USP, instituição onde fez toda sua carreira acadêmica e profissional. Em 1956, concluiu o doutorado, e tornou-se professor-titular da USP no ano de 1968. O geógrafo concentra seus estudos na associação da geografia com a natureza, sendo o primeiro a classificar o território brasileiro em domínios morfoclimáticos, de acordo com as interações entre clima, relevo e vegetação. É um dos autores do “Projeto Floram”, de reflorestamento dos núcleos críticos das áreas devastadas em todo o Brasil, com espécies florestais nativas. Atualmente, é presidente de honra da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC.
Este é o segundo título Honoris Causa concedido pela UDESC. O primeiro a receber a homenagem foi o professor Antonio Carlos Konder Reis, em 1994.
Assessoria de Imprensa UDESC