A UDESC implantará uma nova política de gestão documental, com o objetivo de evitar a acumulação desnecessária de documentos e de otimizar o processo de tomada de decisão administrativa. Os documentos produzidos, recebidos ou acumulados nas atividades de ensino, pesquisa e extensão deverão adequar-se à Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos da UDESC, aprovada pela Diretoria de Gestão Documental do Arquivo Público do Estado de Santa Catarina, publicada no Diário Oficial do Estado no 18.031, de 21 de dezembro de 2006.
Os setores de recursos humanos, financeiro e demais setores administrativos da UDESC também serão os primeiros a aplicar a Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos de Arquivo e o Plano de Classificação de Documentos, homologada pela Secretaria de Estado da Administração, por meio da Portaria no. 854 de 18 de novembro de 2008, publicada no Diário Oficial no 18.504, de 5 de dezembro do mesmo ano.
A Tabela de Temporalidade determina quais documentos devem ser mantidos e que possuem valor permanente, o que torna a gestão de documentos e informação mais simples e racional, reduzindo o volume de documentos acumulados, com consequente otimização do espaço físico e racionalização dos custos. A Coordenadoria de Documentação da UDESC, juntamente com o setor de recursos humanos, irá ministrar cursos nos meses de março, abril e maio para os funcionários de cada centro da universidade, para que a nova gestão de documentos possa ser aplicada em todos os centros.
Para a coordenadora de documentação da UDESC, professora Maria Lourdes Blatt Ohira, “trata-se de um importante instrumento de gestão documental que deverá ser adotado também na UDESC, com o objetivo de aumentar a eficiência na tramitação dos processos administrativos, na classificação dos documentos públicos e, principalmente, subsidiar os gestores universitários na tomada de decisão”.
Assessoria de Imprensa UDESC