Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

23/05/2016-12h20

Engenharia de Alimentos da Udesc Oeste fará novos treinamentos com trabalhadores do setor alimentício

O curso de Engenharia de Alimentos do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), iniciará em 22 de junho, em Chapecó, um curso de capacitação para 50 manipuladores de alimentos que atuam em frigoríficos e açougues fiscalizados pelo município. Serão duas turmas, com 25 alunos cada.

Em 15 de junho, começará um outro curso, com 20 inscritos para manipuladores de serviços de alimentos vinculados ao município, em parceria com a Prefeitura de Chapecó; no segundo semestre, a capacitação reunirá trabalhadores em empresas de laticínios. As atividades em Chapecó serão coordenadas pela professora Lucíola Bagatini.

As ações integram o projeto de extensão sobre manipuladores de alimentos da Udesc Oeste, que já treinou 150 pessoas desde março de 2013. Ele é dividido em três ações: capacitação de manipuladores de alimentos, consultoria nas empresas e realização de palestras aos empresários, colaboradores da área e alunos de Engenharia de Alimentos, denominada de Alimenta Seguro.

Pinhalzinho

O curso de Engenharia de Alimentos vem realizando, desde abril, um curso para 18 manipuladores de alimentos que atuam em padarias, restaurantes, mercados, açougues e indústrias de embutidos.

Até junho, serão realizadas cinco aulas teóricas e uma prática. Uma delas, que integra o Alimenta Seguro, terá, em 9 de junho, palestras sobre higiene na manipulação de alimentos no Auditório da Escola José Marcolino Eckert.

A atividade em Pinhalzinho é coordenada pela professora Darlene Cavalheiro e tem participação das docentes Andréia Zílio Dinon, Elisandra Rigo, Liziane Schittler e Lucíola Bagatini, todas do curso de Engenharia de Alimentos.

Durante as aulas, são ministradas noções sobre higiene dos manipuladores, equipamentos e instalações, informações sobre micro-organismos e riscos de doenças vinculadas às falhas no processamento ou na manipulação dos alimentos.

As regras de higiene repassadas obedecem às resoluções nº 275/2002 e nº 216/2004 da Associação Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que dispõem sobre regulamento técnico de procedimentos operacionais padronizados aplicados aos estabelecimentos produtores de alimentos e sobre regulamento técnico de boas práticas para serviços de alimentação.

Acompanhamento

Após a realização do curso, integrantes do programa visitam as empresas para verificar se as noções repassadas estão sendo observadas. Segundo Darlene, alguns participantes tiveram que se reciclar numa nova atividade. "Na correria do dia a dia, acabam esquecendo as informações repassadas", diz.

Atualmente cinco empresas de Pinhalzinho têm selo de adequação às boas práticas de higiene. Após o treinamento, cada empresa participante dos cursos de capacitação conta com um ano para se adaptar às normas.

Leia mais:

18/10/2015 - Udesc Oeste capacita merendeiras de escolas de Pinhalzinho sobre manipulação de alimentos

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Valmor Pizzetti
E-mail: valmor.pizzetti@udesc.br
Telefone: (48) 3664-7935
galeria de downloads
galeria de imagens
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h